SINTOMAS DE ANEURISMA ABDOMINAL: Entenda O QUE É ANEURISMA e veja 8 SINTOMAS DE ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
O QUE É ANEURISMA?
O aneurisma ocorre quando uma artéria do corpo humano se dilata anormalmente. A condição pode afetar artérias de todos os locais do corpo, como coração, cérebro, abdômen ou rins.
O aneurisma ocorre quando a parede das artérias sofre um processo de enfraquecimento, ou apresenta anomalia. Esse problema pode estar presente desde o nascimento, ou se desenvolver por meio de fatores como tabagismo, hipertensão, golpes ou ferimentos.
Há uma taxa de mortalidade considerável em relação aos aneurismas de aorta torácica ou abdominal, além do aneurisma cerebral. O aneurisma pode passar a vida inteira sem estourar, ou romper-se causando hemorragia.
ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
A presença de aneurisma abdominal está associada à aterosclerose (placas de gordura e calcificação nas artérias).
SINTOMAS DE ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
O aneurisma da aorta abdominal não costuma apresentar sintomas e deve ser detectado por meio de exames, mas alguns pacientes relatam sentir algo semelhante a batidas de coração no abdômen, além de uma sensação de barriga cheia, mesmo que não se tenha comido muito.
SINTOMAS DE ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
Essas manifestações podem ser sinais de aneurisma abdominal, e, portanto, é recomendado procurar um médico caso elas se apresentem.
SINTOMAS DE ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
Se um aneurisma de expande de modo rápido, é sinal que pode romper em breve ou já está rompido. Isso gera alguns sintomas, como náuseas; vômito e batimento cardíaco acelerado.
SINTOMAS DE ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
Outros possíveis sintomas de que o aneurisma se rompeu ou está prestes a se romper são: perda de sangue significativa (choque hemorrágico); queda de pressão; dor de forte intensidade ou persistente no abdômen, ou nas costas.
TRATAMENTO DO ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
Há cura para o aneurisma da aorta abdominal, que pode envolver tratamento cirúrgico ou endovascular. Os menores não requerem correção, apenas acompanhamento, mas os maiores devem ser corrigidos por meio de procedimento cirúrgico.
TRATAMENTO DO ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
A cirurgia em questão substitui o aneurisma por um material sintético (tubo). Caso seja utilizada a técnica endovascular, um tubo chamado endoprótese é inserido pelas artérias da perna.
PREVENÇÃO DO ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
Algumas ações e hábitos podem favorecer a prevenção de aneurisma. Isso inclui evitar o tabagismo e o consumo de álcool em excesso; praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma alimentação saudável.
PREVENÇÃO DO ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
Para evitar aneurismas, o ideal é manter sob controle a pressão arterial e taxas como triglicerídeos, colesterol e glicose.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de aneurisma, procure um médico para investigação e início de tratamento. Fontes do artigo: Ministério da Saúde, Rede D'Or e Drauzio Varella.