DOR INSUPORTÁVEL NAS COSTAS? Veja dicas PRECIOSAS para diminuir DORES NAS COSTAS
Sobrepeso, sono irregular e pandemia foram fatores determinantes para que o número de pessoas que se queixam de dores nas costas aumentassem.
Conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas de todo o mundo sentirão dores nas costas em algum momento da vida.
Algumas dores nas costas são crônicas ou genéticas, de fato. Entretanto, outras dores podem ser tratadas com mudanças de postura e a prática de exercícios físicos.
TIPOS DE DORES NAS COSTAS
A dor mais comum se concentra na região lombar (lombalgia) ou cervical (cervicalgia), que também representam os dois principais focos de tensão no corpo.
Veja dicas para ALIVIAR dores nas costas
De acordo com um estudo feito por uma operadora de plano de saúde, o número de relatos de queixas posturais aumentou em 60% em 2022.
LOMBALGIA
Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet Rheumatology a dor na lombar é uma das principais causadoras das pessoas terem saúde abaixo do considerado adequado.
Para aliviar as dores na lombar, deve-se prestar atenção à postura. Um dos principais causadores para a condição é passar horas sentado em frente ao computador em posições desconfortáveis ou pouco ergométricas.
Uma dica preciosa é realizar pequenos alongamentos, pausas e correções na postura. Especialistas recomendam a prática de exercícios físicos para o fortalecimento da região.
CERVICALGIA
O uso de smartphones pode causar a "síndrome do pescoço de texto", que é a sobrecarga na musculatura e nas articulações vertebrais, causando dor na nuca e até ombros.
Médicos recomendam que para reduzir os danos é recomendado evitar ficar com o queixo abaixado durante o uso de smartphones ou tablets, assim não provoca pressão na nuca.
A dica, mais uma vez, pausas ao longo do dia. Além disso, alongamento na região da nuca, pescoço e ombros. Em casos mais sérios, pode indicar desgaste vertebral mais profundo.
ATIVIDADES QUE AJUDAM NA DOR NAS COSTAS
Algumas dores nas costas conseguem ser aliviadas com a prática de atividades físicas, como hidroginástica, pilates e ioga.
Por fim, evite dormir em posições que pressionem a coluna.