O QUE É SÍNDROME DE PATAU? Conheça os FATORES DE RISCO para a doença rara do filho de ZÉ VAQUEIRO que afeta o CROMOSSOMO 13
Nesta quarta-feira (26), o cantor Zé Vaqueiro anunciou em suas redes sociais que dará uma pausa na agenda de shows após o nascimento de seu filho Arthur, diagnosticado com SÍNDROME DE PATAU. Saiba aqui o que é Síndrome de Patau.
O pequeno Arthur nasceu na última segunda-feira (24) e está na UTI. O menino é o segundo filho do casal Ingra Soares e Zé Vaqueiro.
O que é Síndrome de Patau?
A SÍNDROME DE PATAU ou TRISSOMIA DO 13 é uma doença genética rara e que não possui cura. Ela é mais prevalente entre bebês do sexo feminino.
A trissomia do 13 é caracterizada pela existência de um cromossomo a mais. Bebês com a síndrome de patau nascem com um cromossomo 13 adicional.
A síndrome de patau causa uma série de más formações no bebê.
Podem ser afetados o rosto, os membros superiores e inferiores, bem como os sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
O cromossomo 13 também pode causar problemas respiratórios, defeitos abdominais e má formação nas orelhas ou surdez.
A síndrome de patau é uma das causas mais comuns de abortos espontâneos. A maior parte dos fetos com síndrome de patau não atinge os nove meses de gestação.
Existe cura para a Síndrome de Patau?
A Síndrome de Patau é uma doença genética e não possui cura. O paciente com síndrome de patau deve receber cuidados multidisciplinares até o resto de sua vida.
Como é diagnosticada a Síndrome de Patau?
O diagnóstico da Síndrome de Patau pode ser feito ainda no pré-natal observando-se anormalidades na ultrassonografia.
Após o nascimento, o diagnóstico é feito através da aparência do bebê.
Quais os principais fatores de risco para Síndrome de Patau?
A ciência ainda não definiu os fatores que podem levar ao desenvolvimento da Síndrome de Patau. No entanto, alguns estudos apontam para uma relação com a gravidez tardia (acima dos 35 anos).
Também podem representar riscos, possíveis anomalias e doenças genéticas presentes nos genes dos pais.
IMPORTANTE
Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta matéria possuem apenas caráter educativo.