APENDICITE SINTOMAS: Confira 12 SINAIS DE ALERTA E SINTOMAS DE APENDICITE e saiba COMO É FEITA A CIRURGIA DE APENDICITE
O QUE É APÊNDICE?
O apêndice é um pequeno órgão de formato parecido com o de um verme, que está localizado na primeira porção do intestino grosso. Conforme aponta estudo da Universidade de Duke (EUA), em 2007, o apêndice potencializa a proliferação de bactérias benéficas ao organismo.
O QUE É APENDICITE?
A apendicite é um quadro mais frequente entre pessoas de 20 a 30 anos, mas que pode ocorrer em qualquer indivíduo. É caracterizada como a inflamação do apêndice, usualmente causada pela obstrução do órgão por restos de fezes.
OUTRAS CAUSAS E FATORES DE RISCO DA APENDICITE
Algumas infeções bacterianas e virais também podem causar inchaço de nódulos linfáticos, gerando consequentemente obstrução no apêndice. Uma causa menos comum é lesão traumática de abdômen. Além disso, a genética também é considerada um fator de risco para apendicite.
SINAIS DE ALERTA E SINTOMAS DE APENDICITE
Entre os sintomas mais comuns da apendicite está uma dor pontual e contínua na parte inferior direita da barriga, que pode indicar apendicite aguda. De início, a dor pode ser fraca, intensificando-se aos poucos.
SINAIS DE ALERTA E SINTOMAS DE APENDICITE
Outros sintomas de apendicite são: perda de apetite; náuseas; vômitos; diarreia; prisão de ventre; indigestão; gases; febre após 1 ou 2 dias; mal-estar geral e dor por volta do umbigo ou na parte superior do estômago.
RISCOS DA APENDICITE
A obstrução do órgão aumenta a pressão no local, causando inflamação. Caso não haja tratamento, o apêndice pode apresentar gangrena e romper.
RISCOS DA APENDICITE
O quadro de apendicite pode ser bastante grave, e caso não receba o tratamento adequado, pode levar à morte em poucas horas.
Caso haja suspeita de apendicite, principalmente se houver dor na localidade especificada no abdômen, o ideal é procurar ajuda especializada o mais rápido possível.
DIAGNÓSTICO DA APENDICITE
O diagnóstico é feito a partir de análise clínica, e exames como ultrassom e tomografia. Os exames são necessários, uma vez que inflamações no útero, nos ovários e nas tubas uterinas também podem gerar dor do lado direito da barriga.
COMO TRATAR APENDICITE? COMO É FEITA A CIRURGIA DE APENDICITE?
O tratamento de apendicite consiste na retirada do apêndice, por meio de cirurgia, com pequenas incisões e cicatrizes pouco aparentes. O procedimento pode ser efetuado por cirurgia aberta, videolaparoscopia ou cirurgia robótica, dependendo da gravidade do quadro.
É fundamental realizar a cirurgia o mais rápido possível, evitando a perfuração do apêndice, que representa risco de óbito. Quanto mais rápido for efetuado o diagnóstico de apendicite, menor o risco à vida.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de apendicite, procure um médico para investigação e início de tratamento.
FONTES
UOL, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Goiás e site Drauzio Varella.