Felizmente, existem algumas alternativas naturais e práticas que podem ajudar a clarear os dentes sem a necessidade de um clareamento profissional.
1. Higiene bucal adequada
Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usando uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Não se esqueça de escovar também a língua e o céu da boca para remover as bactérias causadoras do mau hálito.
2. Bicarbonato de sódio
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e escove os dentes com essa mistura por cerca de um minuto. No entanto, utilize-o com moderação, pois o uso excessivo pode desgastar o esmalte dental.
3. Óleo de coco
O processo de "oil pulling" ou bochecho com óleo de coco pode ajudar a remover bactérias e placa bacteriana dos dentes, o que contribui para dentes mais brancos. Realize esse procedimento por cerca de 10 a 15 minutos, expelindo o óleo após a bochechação e escovando os dentes em seguida.
Ter um sorriso branco e radiante é o desejo de muitas pessoas, mas nem todos estão dispostos a recorrer a tratamentos de clareamento dentário que podem ser dispendiosos ou sensíveis para alguns.
Frutas e vegetais crocantes
Alimentos como maçãs, cenouras e aipo têm texturas crocantes que ajudam a limpar os dentes enquanto são mastigados. Esses alimentos estimulam a salivação, o que auxilia na neutralização dos ácidos presentes na boca e na remoção de manchas superficiais.
5. Casca de laranja ou limão
A casca de laranja ou limão possui propriedades naturais de branqueamento e pode ser utilizada para esfregar levemente os dentes. No entanto, tenha cuidado ao utilizar essas frutas ácidas, pois o ácido pode danificar o esmalte dental. Após usar a casca, lave bem a boca e escove os dentes normalmente.
6. Evite alimentos e bebidas que mancham
Café, chá, vinho tinto, refrigerantes e alimentos pigmentados podem causar manchas nos dentes ao longo do tempo. Reduza o consumo desses itens ou, se consumi-los, escove os dentes após a ingestão ou enxágue a boca com água.