PLANTAS QUE CURAM: 10 Plantas Medicinais Poderosas
A flora nacional concentra a maior biodiversidade do mundo. São 55 mil espécies catalogadas, o correspondente a 20% do total distribuído pelo planeta, segundo o médico Roberto Boorhem, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia.
Essas plantas são uma oportunidade de avançar na descoberta de novos tratamentos médicos, desde que usado com critério científico.
10 Plantas Medicinais Poderosas
1. Passiflora
Conhecida por seu poder calmante, a folha do maracujá entra na fórmula de fitoterápicos, receitada por especialistas no tratamento de ansiedade.
2. Aroeira-do-sertão
Na Universidade Federal do Ceará, a farmacêutica Mary Anne Bandeira elegeu essa espécie para desenvolver uma fórmula fitoterápica contra infecções ginecológicas.
3. Valeriana
Matéria-prima de fito medicamentos, essa espécie aumentaria a disponibilidade de certos neurotransmissores, aplacando a ansiedade.
4. Boldo-do-chile
A espécie não é aquela com textura aveludada, que os brasileiros costumam colher no jardim — e sim outra, proveniente do Chile, que de fato ajuda na digestão, como comprovou o levantamento realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista.
5. Carqueja
Há registros de redução das taxas de açúcar no sangue, além de propriedades antiúlcera e anti-inflamatórias, que auxiliariam no tratamento de artrites.
6. Alecrim
Age no combate à depressão. No cérebro, a planta inibe a degradação dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar.
7. Guaco
Aclamadas por aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse, as folhas de guaco têm efeito paliativo para casos agudos de doenças respiratórias.
8. Espinheira-santa
Há séculos empregada pela população em forma de chás, a planta atenuaria azia e mal-estar estomacal.
9. Erva-baleeira
Seu óleo essencial é matéria-prima de um consagrado fitomedicamento fabricado pelo laboratório Aché, indicado para aliviar dores musculoesqueléticas e tendinites.
10. Barbatimão
Típico do cerrado, concentra substâncias de grande potencial cicatrizante.