DOENÇAS QUE O CHÁ DE ESPINHEIRA-SANTA "CURA": Veja 5 doenças que o CHÁ DE ESPINHEIRA-SANTA ajuda no combate e quais são seus BENEFÍCIOS
A Espinheira Santa, de nome científico Maytenus ilicifolia, é uma planta medicinal nativa da região do sul do Brasil, famosa por suas propriedades eficazes principalmente no alívio dos sintomas relacionados à má digestão.
Seu nome tem associação com o aspecto de suas folhas — que apresentam espinhos nas extremidades — além de serem consideradas um "santo remédio" para quem sofre com gastrite, azia e queimação.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ESPINHEIRA-SANTA
TRATA A GASTRITE
A Espinheira Santa é reconhecida por reduzir a secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago, tratando e atenuando a gastrite.
AUXILIA NOS CASOS DE ÚLCERAS ESTOMACAIS
Devido às propriedades cicatrizantes, essa planta é considerada uma boa alternativa para reduzir as lesões ulcerosas no estômago, além de controlar a produção de ácido clorídrico.
ALIVIA OS GASES EM EXCESSO
Essa bebida tem substâncias que ajudam a paralisar as fermentações gastrointestinais, além de contar com ação carminativa, favorecendo a redução dos gases.
REDUZ DORES ESTOMACAIS
As substâncias ativas da espinheira ajudam a reduzir a acidez estomacal e protegem o estômago, aliviando as dores e a queimação nesse órgão.
BENEFICIA O TRÂNSITO INTESTINAL
Estudos apontam que a planta tem ação laxativa leve, podendo auxiliar na melhora do funcionamento intestinal. A Espinheira Santa também é levemente diurética.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.