CÁLCIO IÔNICO BAIXO: Veja 10 sintomas de FALTA DE CÁLCIO no organismo e saiba quais são os ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO
O CÁLCIO É BENÉFICO PARA O SISTEMA NERVOSO
O mineral atua na transmissão de sinais nervosos em várias partes do organismo. Um quantitativo ideal de cálcio no corpo previne câimbras e dormência.
Você conhece a importância do cálcio para o organismo? Trata-se do mineral presente em maior quantidade no corpo humano, que cumpre importantes funções na manutenção da saúde.
O CÁLCIO É BENÉFICO PARA OS MÚSCULOS
O cálcio favorece a contração e relaxamento adequada dos músculos. Essas duas ações musculares permitem a correta realização de diversas atividades, como levantar pesos e simplesmente caminhar ou respirar.
O CÁLCIO FORTALECE OSSOS E DENTES
O cálcio participa do processo de mineralização dental e óssea, atuando, dessa forma, na produção e fortalecimento dos dentes. O mineral também ajuda a deixá-los mais densos, prevenindo osteoporose e fraturas.
O CÁLCIO ATUA NA COAGULAÇÃO SANGUÍNEA
O cálcio auxilia a formação de coágulos sanguíneos quando exigido pelo organismo, por favorecer a união das plaquetas, células que participam do processo de coagulação.
SINTOMAS DA FALTA DE CÁLCIO
A falta de cálcio no organismo pode gerar diversos sintomas, como: cáries nos dentes; dormência; câimbras; dores musculares; espasmos musculares; unhas quebradiças; insônia; opacidade na pele e nos cabelos; hipertensão; baixa tolerância ao frio.
DIAGNÓSTICO DA FALTA DE CÁLCIO
Baixas taxas de cálcio são diagnosticadas por meio de exames de sangue como cálcio total e cálcio iônico, além do exame de densitometria óssea, que aponta a massa óssea em determinadas regiões corporais, como o fêmur.
EXAME DE CÁLCIO IÔNICO
O exame de cálcio iônico demonstra apenas o quantitativo fisiologicamente atuante, em oposição ao exame de cálcio total.
O QUE SIGNIFICA CÁLCIO IÔNICO BAIXO?
Taxas excessivas de cálcio iônico no organismo podem apontar presença de tumores, hiperparatiroidismo e excesso de vitamina D. Paralelamente, baixos níveis de cálcio iônico podem indicar quadros como falta de vitamina D e hipoparatiroidismo.
COMO EVITAR A FALTA DE CÁLCIO?
Tomar sol e manter uma alimentação adequada são hábitos que favorecem a prevenção da falta de cálcio. A absorção de cálcio também é favorecida pelo consumo de alimentos ricos em vitamina C (como laranja e acerola) e prática de exercícios.
COMO EVITAR A FALTA DE CÁLCIO?
Os melhores horários para tomar sol de forma segura, sem danos à pele, são aqueles nos quais os raios UV são mais fracos (antes das 10h e depois das 16h). Além disso, evitar excesso no consumo de cafeína e de sal também favorece a manutenção dos níveis ideais de cálcio.
ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO
Entre os principais alimentos fontes de cálcio, estão derivados do leite (leite, queijo e iogurte), folhar verde escuras (como espinafre e couve), castanha-do-Pará, amêndoa, grão-de-bico, feijão, sardinha e gergelim.
SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO
Adultos em plenas condições de saúde podem obter as quantidades necessárias de cálcio através da alimentação e dos hábitos citados. A suplementação só é indicada para quadros como raquitismo, osteoporose, doença celíaca, baixa absorção de cálcio, bem como pessoas que utilizam antibióticos em excesso e pacientes com doenças inflamatórias intestinais.
RISCOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO SEM INDICAÇÃO
Tomar suplemento de cálcio sem orientação ou prescrição pode levar a um excesso de cálcio no organismo, o que pode causar efeitos prejudicais como prisão de ventre, náuseas, danos aos rins e pulmões e um maior risco de derrame e infeto.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de falta de cálcio, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo,