ÓLEO DE ABÓBORA PARA PRÓSTATA: COMO TOMAR? Veja os benefícios do ÓLEO DE ABÓBORA, para que serve e como consumir o ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA
A abóbora, conhecida em algumas localidades como jerimum, é bastante utilizada em receitas variadas, desde doces até feijão e sopas. O que muitas pessoas não sabem é que suas sementes podem trazer benefícios à saúde!
A semente de abóbora pode ser consumida torrada ou também em formato de óleo, favorecendo a prevenção de doenças e o combate a determinadas enfermidades.
NUTRIENTES DA SEMENTE DE ABÓBORA
A semente de abóbora é pouco calórica e rica nas vitaminas A e do complexo B, bem como minerais como magnésio, silício, ferro e cálcio, além de compostos bioativos como carotenoides, flavonoides e tocoferol.
ÓLEO DE ABÓBORA: PARA QUE SERVE?
Esses e outros nutrientes, como os fitoestrógenos e ácidos graxos insaturados, permitem que o óleo da semente de abóbora forneça benefícios para o organismo.
ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA AJUDA A COMBATER PARASITAS E VERMES
O óleo de semente de abóbora possui efeito vermífugo por conter cucurbitina, que combate parasitas intestinais. Para combater esse tipo de microorganismo, o ideal é consumir diariamente duas colheres do óleo da semente.
ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA É BENÉFICO PARA PRÓSTATA
O óleo de semente de abóbora pode combater o aumento da próstata, que ocorre com o envelhecimento. A próstata aumentada pode causar compressão na uretra, dificultando a excreção de urina.
ÓLEO DE ABÓBORA PARA PRÓSTATA: COMO TOMAR?
O consumo de óleo de semente de abóbora para combater o aumento da próstata pode ser realizado através da ingestão diária de duas cápsulas do óleo, em dosagem de 200 ou 300 mg (miligramas).
ÓLEO DE ABÓBORA PARA PRÓSTATA: COMO TOMAR?
Segundo a nutricionista Jamile Tahim, em matéria para o Diário do Nordeste, não se deve substituir o tratamento receitado pelo médico para a próstata pelo consumo do óleo de abóbora. O ideal é realizar uma combinação dos tratamentos, e de forma geral, é importante consultar um especialista antes de iniciar o consumo.
COMO TOMAR ÓLEO DE ABÓBORA?
Além da ingestão em cápsulas, o óleo da semente de abóbora também pode ser adicionado a sopas ou saladas já prontas. O óleo deve ser consumido frio. Também é possível consumir as sementes de abóboras torradas (ao sol, no forno ou na frigideira). Já o consumo da semente crua é desaconselhado.
CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DA SEMENTE DE ABÓBORA
A ciência não aponta contraindicações ou efeitos colaterais específicos sobre a semente de abóbora. Porém, por conter substâncias antinutricionais, a semente de abóbora pode ter efeito tóxico, a depender da quantidade ingerida. O ideal é sempre consultar um especialista antes de iniciar o consumo para qualquer finalidade.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.