DOENÇAS QUE A CHIA "CURA": Confira 4 benefícios COMPROVADOS da CHIA para a saúde; doenças que a chia ajuda a combater
A chia está com tudo. Nos últimos anos, há um movimento crescente de compra dessa semente de Salvia hispanica, uma planta da família da menta nativa do centro e do sul do México.
De acordo com as previsões da Grand View Research, uma empresa que acompanha a indústria de alimentos, o mercado de sementes de chia deve crescer mais de 22% ao ano, entre 2019 e 2025.
As sementes têm sido um alimento básico na América Latina e até foram oferecidas aos deuses astecas durante cerimônias religiosas.
Mas todas as gerações na parecem pensar que as descobriram pela primeira vez, segundo Beth Czerwony, nutricionista registrada no Centro de Nutrição Humana da Cleveland Clinic.
Durante os últimos 40 anos, a chia manteve uma presença constante na consciência pública.
Elas apareceram, como a planta peluda Chia Pets, no final dos anos 1970 e nos anos 90 as empresas de alimentos saudáveis começaram a comercializá-las como uma potência nutricional.
As sementes de chia são "incrivelmente saudáveis como fonte de alimento natural", disse a médica Melinda Ring, especialista em medicina integrativa da Northwestern Medicine.
RICOS EM ÁCIDOS GRAXOS
As sementes de chia contêm níveis altos de ômega-3, um ácido graxo essencial, conhecido como ácido alfa-linolênico ou ALA.
SEMENTE DE CHIA TEM MUITA FIBRA
Duas colheres de sopa de sementes de chia têm cerca de dez gramas de fibra alimentar — mais que o dobro de uma maçã.
Alimentos ricos em fibras promovem a saúde intestinal, incentivando os movimentos do órgão.
SEMENTES DE CHIA CONTÊM ANTIOXIDANTES
As sementes de chia são ricas em vários antioxidantes potenciais, que podem ajudar a quebrar os radicais livres que danificam as células humanas.
Os médicos dizem que a maioria das pessoas se beneficiaria mais em suas dietas, porque os radicais livres podem se acumular no corpo ao longo do tempo, levando à formação de placas no coração.
BOA FONTE DE PROTEÍNA
Elas são uma boa fonte de proteína, embora não tanto como a a soja ou a quinoa. o que as torna um suplemento ideal para dietas vegetarianas ou para quem procura reduzir a ingestão de carne.