DOENÇAS QUE O GUARANÁ "CURA": 7 benefícios do GUARANÁ para a saúde; doenças que o guaraná ajuda a combater
Guaraná (Paullinia cupana) é uma planta nativa da Amazônia, encontrada no Brasil, no Peru, na Colômbia e na Venezuela.
O guaraná foi cultivado originalmente como planta medicinal pelo povo Sateré-Mawé do Brasil, que ainda lidera a colheita sustentável dessa planta.
O fruto maduro do guaraná tem o tamanho aproximado de um grão de café e assemelha-se a um olho humano, com uma casca vermelha que envolve uma semente preta coberta por um arilo branco.
BENEFÍCIOS DO GUARANÁ PARA A SAÚDE
Devido às propriedades terapêuticas, as tribos amazônicas utilizam o fruto para combater diversos males. Confira os benefícios que esse conjunto de substâncias proporciona para a sua saúde.
AUMENTA A DISPOSIÇÃO
Um estudo de 2011 com pacientes com câncer de mama submetidas à quimioterapia sistêmica constatou que a ingestão de guaraná reduzia significativamente a fadiga, em comparação com a ingestão de um placebo.
Além disso, os efeitos antioxidantes dos extratos de guaraná foram observados em ensaios pré-clínicos, segundo os quais o estresse oxidativo se mostra promissor como um potencial biomarcador para a síndrome da fadiga crônica.
COMBATE OS RADICAIS LIVRES
O guaraná é rico em propriedades antioxidantes, que neutralizam moléculas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres, que podem causar danos relacionados ao envelhecimento e doenças cardíacas, por exemplo.
MELHORA A CONCENTRAÇÃO
O guaraná é uma excelente fonte de cafeína, que ajuda você a manter o foco e a energia mental, que age bloqueando os efeitos da adenosina, um composto que ajuda a relaxar o cérebro.
AUXILIA NA PERDA DE PESO
A cafeína, composto do guaraná é capaz de acelerar o metabolismo em até 11% em 12 horas. Quanto mais rápido, significa que o corpo queima mais calorias em repouso.
PROTEGE CONTRA DOENÇAS OCULARES
O guaraná contém compostos que combatem o estresse oxidativo, um importante fator de risco para problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular, catarata e glaucoma.
MELHORA A SAÚDE CARDÍACA
Consumir guaraná pode reduzir o risco de doenças cardíacas devido aos antioxidantes, que podem ajudar no fluxo sanguíneo.
ALIVIA A DIARREIA CRÔNICA
O guaraná tem como parte de seu uso para tratar problemas digestivos, como diarreia crônica e constipação.
Os taninos presentes no guaraná são conhecidos por sua adstringência, o que significa que podem ligar e contrair tecidos.
IMPORTANTE
Essa matéria não substitui um diagnóstico médico. É válido procurar especialistas para tratar possíveis problemas de saúde.