DOENÇAS QUE O NONI "CURA": Veja 6 BENEFÍCIOS do noni para a saúde e para que serve o NONI
Noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é uma fruta amarelo-esverdeada pertencente à árvore de nome científico Morinda citrifolia. Ela é originária do sudeste da Ásia, mas cultivada mais frequentemente no Taiti.
Os benefícios da fruta noni foram estudados pela Universidade Federal do Ceará, que compilou pesquisas internacionais destacando seus efeitos antibacterianos, anticancerígenos, antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos, bem como a presença de vitamina C entre seus componentes.
Mas, é essencial ressaltar que esses estudos científicos foram realizados em ratos, o que tem sido alvo de críticas.
Essa questão ganha relevância, especialmente quando comparado a outro estudo, feito pelo Baishideng Publishing Group, que apontou efeitos tóxicos do consumo de suco de noni em relação ao fígado e uma série de outros efeitos adversos em seres humanos, incluindo dor abdominal, diarreia e vômito.
Qual o tipo de doença que o noni cura?
O fruto é geralmente usado na Polinésia e em outros países para tratar doenças como dislipidemia, diabete, câncer, hipertensão, cicatrização, dentre outras.
Entretanto, é essencial mencionar que não há evidências científicas suficientes que comprovem tal eficácia.
Noni é proibida no Brasil?
No Brasil, a prática do cultivo do noni é relativamente recente, geralmente conduzida por pessoas que importaram sementes do Caribe ou da Polinésia, tornando-se vendedores de sementes ou mudas através da internet.
Mas, também é possível encontrar o noni em feiras livres e mercados públicos. Vale destacar que a venda da fruta em si não é proibida e que ela pode ser consumida.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.