LEUCÓCITOS ALTOS NA URINA: Saiba o que é e quando é preocupante o leucócitos na urina
O que é leucócitos altos?
Os leucócitos são células essenciais do sistema imunológico responsáveis por proteger o nosso organismo contra infecções e doenças.
Geralmente, os seus valores estão especificados no exame de hemograma completo, que algumas pessoas acabam não reparando.
O que pode ser leucócitos altos na urina?
Um número de leucócitos alto no sangue pode ser um sinal de que algo não vai bem, e os diagnósticos possíveis vão desde uma infecção ou inflamação até uma leucemia, ou linfoma.
O que pode indicar leucócitos altos na urina?
Normalmente, quando ocorre, pode significar a presença de bactérias, como a que provoca a infecção urinária, principalmente se acompanhado de sintomas como ardência, dificuldade ou dor ao urinar.
Mas, quando não há queixa desses sintomas, o aumento de leucócitos na urina pode indicar apenas falha na coleta do exame, podendo representar contaminação da flora bacteriana normalmente presente na região vaginal, por exemplo.
Para confirmar que a leucocitúria é devido a uma infecção, a paciente precisar realizar um exame de cultura desta amostra de urina.
Qual exame para detectar leucócitos altos?
O exame para detectar leucócitos altos é o hemograma comum (exame de sangue), feito com uma amostra de sangue.
Qual nível de leucócitos é preocupante?
Não há um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.