DOENÇA DO BEIJO CAUSA ESCLEROSE MÚLTIPLA?
Conheça os SINTOMAS E CAUSAS da esclerose múltipla
Doença do beijo
A mononucleose infecciosa, mais conhecida como doença do beijo, é uma infecção viral causada principalmente pelo vírus Epstein-Barr (EBV), membro da família do herpesvírus.
Mononucleose e esclerose múltipla
A ciência investiga há muito tempo a relação entre a "doença do beijo" e a esclerose múltipla,que é uma doença autoimune que impacta o sistema nervoso central, e neste ano, um artigo pulbicado na revista Science trouxe novas pistas sobre a questão.
A doença do beijo causa esclerose múltipla?
Os resultados do estudo mostraram que quem já foi contaminado pelo vírus da mononucleose tem 32 mais chances de desenvolver esclerose múltipla ao longo da vida.
Mas calma
Apesar disso, o estudo aponta que a relação direta entre as doenças não pode ser estabelecida apenas com que se sabe até o momento, pois as causas da esclerose múltima são complexas.
Causas da esclerose múltpla
Apesar de não se conhecer a causa exata da esclerose múltipla, pesquisas sugerem que uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode desencadear a doença.
O sistema imunológico ataca a mielina, uma proteína que reveste as fibras nervosas, levando à interrupção na transmissão de impulsos nervosos.
Sintomas da esclerose múltipla
Os sintomas da esclerose múltipla variam amplamente e podem incluir fadiga persistente, fraqueza muscular, formigamento, perda de equilíbrio, problemas de visão e até dificuldades na fala.
É importante destacar que os sintomas podem surgir e desaparecer ao longo do tempo, dificultando o diagnóstico em alguns casos.
Em casos mais avançados da doença, a perda da capacidade de andar, conhecida como incapacidade deambulatória, pode ocorrer.
Como se prevenir da esclerose múltipla?
Infelizmente, não existe uma maneira definitiva de prevenir a esclerose múltipla, pois suas causas ainda não foram completamente compreendidas.
No entanto, alguns fatores podem influenciar o risco de desenvolver a doença, e adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir esse risco.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui atendimento profissional. Se você estiver preocupado com sua saúde ou apresentar sintomas que o preocupam, é fundamental procurar um profissional médico para avaliação e orientação adequadas.