CHIA BENEFÍCIOS: Para que serve a chia na dieta? Conheça os BENEFÍCIOS DA CHIA para a saúde e as DOENÇAS QUE A CHIA "CURA"
A chia, cientificamente conhecida como Salvia hispanica, é uma semente originária da região central e sul do México. Conheça os benefícios da chia e as doenças que a chia "cura".
A chia ganhou popularidade em todo o mundo devido aos seus impressionantes nutrientes, diversos usos culinários e inúmeros benefícios para a saúde.
As sementes de chia são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular.
As sementes de chia também são uma boa fonte de proteína vegetal, fornecendo aminoácidos essenciais ao corpo.
Conheça 7 benefícios da chia para a saúde
Veja a seguir para que serve chia
1. Saúde cardiovascular
Os ácidos graxos ômega-3 presentes na chia desempenham um papel fundamental na redução do colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, o que contribui para a saúde do coração e a prevenção de doenças cardíacas.
2. Controle de açúcar no sangue
Devido à alta concentração de fibras, as sementes de chia podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle da diabetes tipo 2.
3. Perda de peso
A combinação de fibras e proteínas nas sementes de chia promove a saciedade, reduzindo a ingestão calórica total e ajudando no controle de peso.
4. Saúde intestinal
As fibras solúveis presentes nas sementes de chia alimentam as bactérias benéficas no intestino, promovendo um ambiente saudável para a microbiota intestinal.
5. Saúde óssea
A chia é uma boa fonte de cálcio, magnésio e fósforo, minerais essenciais para a saúde óssea e prevenção de doenças como a osteoporose.
6. Antioxidantes
As sementes de chia contêm antioxidantes, como compostos fenólicos, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo e podem ter propriedades anti-inflamatórias.
7. Hidratação
O gel formado pelas sementes de chia quando em contato com líquidos ajuda a manter o corpo hidratado, sendo especialmente benéfico para atletas e pessoas ativas.
Importante
Este conteúdo é apenas informativo! Antes de fazer mudanças significativas em sua dieta, é aconselhável consultar um profissional de saúde para garantir que seja adequado às suas necessidades individuais.