A gordura no fígado é uma condição médica em que o fígado se torna também um depósito de gordura, causando uma série de problemas no bom funcionamento desse órgão.
Algumas causas para gordura no fígado podem ser obesidade, gravidez, hipertensão (pressão alta), sedentarismo, colesterol alto e diabetes.
O diagnóstico da gordura no fígado geralmente é realizado por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Por isso, é de suma importância ter uma alimentação saudável:
Brócolis
Melhorar o sistema imunológico, proteger os olhos e atuar como protetor gástrico, já que é rico em cálcio, vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, ácido fólico e antioxidantes.
Café
A adiponectina é um hormônio que participa do metabolismo das gorduras e açúcares, favorecendo a oxidação das gorduras.
Chá verde
Rico em catequinas e antioxidantes que atuam sobre a gordura acumulada, favorecendo a oxidação das gorduras e ajudando a aumentar o colesterol bom.
Chá de boldo
Possui propriedades estimulantes e tônicas que ativam a secreção de saliva e do suco gástrico, sendo utilizado nos casos de dispepsia, gases intestinais e prisão de ventre.
Suco de beterraba
Rico em antioxidantes chamados carotenoides e flavonoides, ajudando na saúde hepática.
COMO EVITAR A GORDURA NO FÍGADO?
Adotar uma dieta equilibrada e saudável, com a orientação de um nutricionista, que inclua frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras;
Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, além de bebidas alcoólicas e refrigerantes;
Praticar atividade física regularmente, seguindo as orientações de um profissional de educação física;
Perder peso, caso haja excesso de peso ou obesidade, seguindo as orientações médicas;