Seja a cerveja durante o final de semana ou o uísque enquanto você se diverte em uma festa. O consumo de bebidas alcoólicas pode passar de uma simples ocasião para uma busca excessiva, resultando em consequências graves no corpo. Fique nesta página para saber as doenças provocadas pelo álcool >

Quando é considerado beber álcool demais?

Especialistas apontam diferentes quantidades de drinks, contudo, as mais reconhecidas são: consumo de mais de 7 drinks por semana para mulheres e mais de 14 drinks por semana para homens ou, pelo menos uma vez por semana, mais de 3 drinks em um único dia para mulheres e mais de 4 drinks em um único dia para homens.

Outras métricas apontadas são: um episódio de embriaguez semanalmente ou consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas independente da quantidade.

IR PARA SOCIAL1

Consequência imediatas

O corpo reage com algumas consequências imediatas pouco graves em relação ao consumo excessivo de bebidas com álcool

Sinais do excesso de álcool

É necessário ficar em alerta! A perda da coordenação para andar, fala lenta e falha de memória são sinais que podem indicar um quadro preocupante.

DOENÇAS CAUSADAS PELO CONSUMO DE ÁLCOOL

Hepatite

Além da inflamação no estômago, beber muito também causa inflamação do fígado, conhecida como hepatite, que se manifesta no corpo com olhos e pele amarelados, além do abdômen inchado.

Cirrose

Caso os episódio de hepatite se repetirem, é possível que aconteça uma cirrose, doença hepática crônica quando o fígado é danificado e não consegue mais se regenerar. O tecido do fígado é substituído por tecido cicatricial, o que impede o fígado de funcionar adequadamente. Se não identificado e tratado, a pessoa pode morrer.

IR PARA SOCIAL1

Quem bebe apenas cerveja pode ter cirrose?

A resposta para essa pergunta é sim, pois, somente o consumo de cerveja não garante que o indivíduo não tenha a cirrose, de acordo com a Clínica Hepatogastro. Como a cerveja está associada ao álcool, ainda haverá a inflamação do fígado, que pode evoluir na cirrose.

Trombose e infarto

Se consumida por um longo período de tempo, a bebida alcoólica pode provocar doenças cardiovasculares como o infarto. Além disso, há também a possibilidade de ter trombose, de acordo com informações do Tua Saúde.

Demência

O consumo excessivo da sua cerveja pode comprometer o funcionamento de células nervosas do cérebro, causando problemas em funções cognitivas, comportamentais e resultando na demência.

Impotência sexual

Com muito álcool no organismo, é possível que haja a lesão dos nervos, resultando impotência sexual no homem.

Infertilidade

Na mulher, o período menstrual pode se tornar irregular e torná-la infértil.

IR PARA SOCIAL1

Gastrite

A gastrite é uma doença que se caracteriza pela inflamação na parede do estômago. Tomar bebidas alcoólicas frequentemente pode causar uma irritação gástrica, proporcionando um quadro de gastrite.

Procure um profissional

A ingestão frequente de bebidas alcoólicas podem causar diversos danos ao organismo. Logo, é necessário entrar em contato com profissionais médicos que possam ajudar na sua saúde e bem-estar.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories