O QUE É TDI? Veja o SIGNIFICADO e os SINTOMAS de TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE
O transtorno dissociativo de identidade consiste em um distúrbio em que o paciente é controlado por duas ou mais identidades, que se alternam.
A doença pode ser dividida entre forma possessiva e não possessiva.
Causas do TDI
O transtorno dissociativo de identidade costuma aparecer em pessoas que passaram por um grande trauma na infância.
Na infância, a identidade pessoal ainda está se desenvolvendo. Abusos nessa idade podem dificultar a capacidade de formar uma identidade única.
Amnésia
O paciente pode apresentar falhas na memória de eventos passados, lapsos em eventos rotineiros e esquecimento de habilidades consolidadas.
Mais de uma identidade
Na forma possessiva, as identidades são facilmente identificadas por observadoras. A pessoa age de forma claramente diferente, como se estivesse sendo controlada por outro indivíduo.
Na forma não possessiva, as mudanças de identidade são menos aparentes. A pessoa pode se sentir desconectada de aspectos de si, como se estivesse assistindo a si em um filme ou vendo alguém diferente.
O paciente pode sentir, dizer ou fazer coisas que não parecem pertencer a ele, como mudanças de preferências por alimentos.
Outros sintomas
O paciente com TDI pode apresentar outros transtornos mentais e emocionais, bem como problemas neurológicos.
Muitos indivíduos que sofrem com o transtorno dissociativo de identidade podem desenvolver depressão ou ansiedade, apresentando episódios de automutilação e comportamento suicida.
Diagnóstico de TDI
O médico psiquiatra realiza uma entrevista completa com o paciente, com questionários especiais.
Também é realizado um exame físico e de laboratório.