O QUE É HISTERECTOMIA TOTAL? Veja o que causa a HISTERECTOMIA TOTAL ABDOMINAL, cirurgia à qual PRETA GIL foi submetida
A cantora Preta Gil, que estava internada para tratamento de um câncer de intestino, se pronunciou neste domingo (20) sobre as cirurgias pelas quais passou, e uma em especial gerou muita curiosidade: a histerectomia total abdominal.
HISTERECTOMIA TOTAL, O QUE É?
A histerectomia total é a retirada de toda a estrutura do útero, ou seja, do corpo e colo do útero. Já a histerectomia parcial é definida pela retirada da parte superior do útero e a preservação do colo uterino.
A categoria "abdominal" remete ao local de incisão para a realização do procedimento, neste caso, através do abdômen.
POR QUE OCORRE A HISTERECTOMIA?
O procedimento pode ser realizado como forma de tratamento de condições como miomas uterinos, endometriose, sangramento uterino anormal, prolapso uterino, câncer uterino e outras condições.
QUANDO É RECOMENDADO?
Em geral, este procedimento é recomendado para casos que não respondem mais a tratamentos convencionais. Entre os problemas mais comuns estão o: câncer de colo do útero; câncer de ovário em estágio avançado; infecções perigosas; miomas; hemorragias; endometriose grave; prolapso uterino.
O QUE FAZER APÓS O PROCEDIMENTO?
Após a cirurgia, são necessários os cuidados médicos convencionais, como cuidados com cicatrização, higiene pessoal, medicação, repouso e alimentação. Além disso, o retorno à prática de atividades físicas deve ser feito sob a orientação profissional médica.
COMO EVITAR A HISTERECTOMIA?
Manter um estilo de vida saudável e a saúde ginecológica em dia, assim como exames de prevenção, podem ser boas estratégias para prevenir o desenvolvimento de doenças graves.
Este conteúdo não substitui orientações médicas. Para diagnóstico e tratamento adequado de alguma condição de saúde, é imprescindível a consulta e orientação de um profissional de saúde.