INTOLERÂNCIA À LACTOSE SINTOMAS: Veja 6 sinais e sintomas de INTOLERÂNCIA À LACTOSE e qual o REMÉDIO PARA INTOLERÂNCIA À LACTOSE

A intolerância à lactose é um problema muito conhecido popularmente, causado por uma incapacidade fisiológica de digerir a lactose, carboidrato presente no leite de origem animal.

Pessoas com intolerância à lactose possuem pouca ou nenhuma lactase, enzima intestinal responsável por dividir a lactose em carboidratos e assim favorecer sua absorção por parte do corpo.

IR PARA SOCIAL1

O QUE CAUSA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Há diversas possíveis causas de intolerância à lactose. Um indivíduo já, inclusive, pode nascer com uma característica genética que impede a produção de lactase.

O QUE CAUSA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Além disso, a intolerância à lactose também pode ser desenvolvida com o tempo, por conta de doenças intestinais ou do envelhecimento.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE - SINTOMAS

Entre os sintomas mais usuais da intolerância à lactose estão: gases; desconforto; dor abdominal; náuseas; inchaço abdominal e diarreia. Segundo o Ministério da Saúde, a diarreia associada à intolerância à lactose é abundante e ácida.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE - SINTOMAS

Os sintomas podem depender do nível de intolerância e de quanta lactose foi consumida. É possível que se manifestam minutos ou até horas após o consumo.

DIAGNÓSTICO DE INTOLERÂNCIA LACTOSE

A intolerância a lactose pode ser diagnosticada por exames de sangue e respiratórios, bem como por retirada e análise de amostra do intestinal, a depender da indicação médica.

IR PARA SOCIAL1

ALERGIA À LACTOSE É O MESMO QUE INTOLERÂNCIA?

A alergia à proteína do leite de vaca e a intolerância à lactose são condições diferentes, ainda que possuam características semelhantes. Porém, em um quadro de alergia, o organismo produz anticorpos contra a proteína.

QUAIS ALIMENTOS EVITAR?

Em casos de intolerância ou alergia à lactose é recomendado leite e derivados, incluindo queijo, manteiga e requeijão, bem como doces que utilizem leite em sua composição, como pudins e bolos, além de biscoitos e bolachas que tenham leite.

QUAIS ALIMENTOS EVITAR?

Pessoas alérgicas à proteína do leite devem evitar qualquer contato com a substância ou derivados, enquanto indivíduos com intolerância ainda podem consumir determinados itens, como queijo parmesão e muçarela, que contém quantias menores de lactose.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE TEM CURA?

A intolerância à lactose, na maioria dos casos, não tem cura. Só há possibilidade de reversão do quadro quando ele é decorrente de condições como a síndrome do intestino irritável.

TRATAMENTO - QUAL O REMÉDIO PARA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

A intolerância à lactose pode ser controlada com uso de medicamentos e ajustes na dieta. Algumas possibilidades são tomar a enzima lactase sintética antes de consumir produtos com lactose, ou consumir suplementos probióticos, a depender de indicação médica.

IR PARA SOCIAL1

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de intolerância à lactose, procure um médico para investigação e início de tratamento.

IMPORTANTE

Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo. Fontes: Ministério da Saúde, UOL e Apsen.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ-PIMENTA: PARA QUE SERVE? Confira os BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE HORTELÃ-PIMENTA para a saúde segundo pesquisa

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories