TÉCNICA MILITAR PARA DORMIR BEM E RÁPIDO: Aprenda a fazer a TÉCNICA DA MARINHA DOS EUA para DORMIR PROFUNDAMENTE
Para algumas pessoas, a hora de dormir não é sinônimo de descanso, e sim de aflição. Isso pois, por motivos diversos, muitas pessoas apresentam dificuldade para pegar no sono.
Utilizar o celular ou consumir alimentos que possuam cafeína antes de dormir são alguns dos fatores que podem dificultar o repouso.
TÉCNICA DA MARINHA DOS EUA PARA DORMIR EM DOIS MINUTOS
Além de evitar os hábitos citados, uma alternativa eficaz para facilitar o sono e o repouso é uma técnica criada pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos EUA em 1981.
O objetivo da técnica foi garantir o sono de pilotos, evitando erros causados pelo descanso inadequado.
Publicada originalmente no livro "Relax and Win: Championship Performance", de Lloyd Bud Winter, a técnica consiste em um passo a passo simples que ajuda a pegar no sono em até dois minutos.
PASSO A PASSO - TÉCNICA MILITAR PARA DORMIR BEM E RÁPIDO
PASSO 1
Ache a posição mais cômoda possível no seu local de descanso, seja uma cama ou cadeira.
PASSO 2
Deixe todos os músculos do rosto relaxados.
PASSO 3
Respire de forma profunda, sentindo também o relaxamento de língua e mandíbula.
PASSO 4
Relaxe outras áreas do corpo, começando das partes superiores, como o pescoço, até as pernas, passando gradativamente por ombros e braços.
PASSO 5
Para evitar pensamentos, tente lembrar por 10 segundos que você está em um lugar confortável e devidamente escuro. Caso não funcione, mentalize, repetidamente, a frase "Não pense, não pense, não pense".
DICAS PARA UM SONO MELHOR
Montar um ambiente que propicie o sono, com um quarto escuro, confortável e sem distrações, também pode contribuir para um sono mais tranquilo e contínuo. Também é recomendado evitar o consumo de cafeína e alimentos pesados antes de dormir.
IMPORTANTE
Caso você apresente problemas recorrentes para dormir, o ideal é procurar orientação de um profissional de saúde especialista em sono, para que sua situação seja avaliada individualmente, e sejam sugeridos tratamentos específicos.