ESTADO DE SAÚDE DO FAUSTÃO ATUALIZADO HOJE (28/08): COMO ESTÁ A SAÚDE DO FAUSTÃO? Faustão opera coração e hospital revela estado de saúde do apresentador após TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de coração, no último domingo (27), surpreendendo muitos internautas.
Internado desde o dia 5, o apresentador de 73 anos estava na fila prioritária de transplantes de coração, devido ao seu quadro, que incluía uso de medicamentos para devido bombeamento do sangue por parte do coração.
QUADRO DE FAUSTÃO - INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Faustão foi internado por conta de insuficiência cardíaca, quadro caracterizado por um bombeamento insuficiente de sangue. Faustão manifestou o quadro em decorrência de um enfraquecimento do músculo cardíaco.
O coração que Faustão recebeu veio de um homem de 35 anos. O órgão foi transportado da cidade de Santos (SP).
COMO FOI O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO DE FAUSTÃO?
Faustão estava em uma lista de 12 pessoas aptas para passar pelo transplante. Dessa lista, quatro pessoas eram consideradas prioritárias para receber o órgão, e Faustão ocupava a segunda posição dentre elas, segundo a Secretária de Saúde de São Paulo.
COMO FOI O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO DE FAUSTÃO?
A equipe responsável pelo primeiro paciente na lista rejeitou o coração por motivos não divulgados. Dessa forma, o órgão foi transplantado em Faustão, em uma cirurgia de cerca de 2 horas e 30 minutos.
ESTADO DE SAÚDE DO FAUSTÃO ATUALIZADO HOJE (28/08)
Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (28) pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo, Faustão segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com apoio de ventilação mecânica.
COMO ESTÁ A SAÚDE DO FAUSTÃO?
O estado do apresentador é considerado estável pela equipe médica, e as características do coração transplantado "estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas".
COMO FUNCIONA A FILA DE TRANSPLANTES?
Em matéria da CNN Brasil, o cirurgião Edmo Atique Gabriel apontou que há uma divisão na fila de transplantes, entre casos prioritários e outros mais estáveis.
COMO FUNCIONA A FILA DE TRANSPLANTES?
Os casos estáveis incluem pacientes que não requerem internação contínua e sem dependência de medicamentos.
COMO FUNCIONA A FILA DE TRANSPLANTES?
Já os casos mais graves, como o de Faustão, têm prioridade na fila. Para ter direito à prioridade, o paciente deve apresentar complicações em outros órgãos, como os rins, e dependência de dispositivos mecânicos ou medicamentos.
A taxa de sucesso de um transplante de coração varia de 50 a 70%, de acordo com estatísticas nacionais e globais.