Bebida e atração
Você já ficou com alguém e colocou a culpa na bebida? Cientistas da Universidade de Stanford, Califórnia, apontaram incoerência neste argumento a partir de um estudo que envolve bebida e a "coragem líquida". Quer saber mais? Confira nesta página
O famoso "óculos de cerveja"
O chamado "óculos de cerveja" consiste em uma definição fictícia para retratar um indivíduo embriagado que vê outra pessoa mais atraente e atingível romanticamente do que realmente são.
Mas, agora, é hora de tirar os óculos. O estudo realizado consistiu não apenas em pedir que as pessoas avaliassem a atratividade de outras quando sóbrias e embriagadas, mas também a possibilidade de realmente conhecer algumas das pessoas que os participantes já tinham avaliado.
"Ao fazer os participantes acreditarem que as imagens que estavam vendo eram de pessoas com quem poderiam escolher interagir no futuro, a equipe de pesquisa adicionou um bom elemento de realismo, que estava faltando em pesquisas anteriores nesta área", afirmou a Rebecca Monk, professora de psicologia na Edge Hill University em Ormskirk, que não esteve envolvida no estudo.
Bebidas alcoólicas não fazem uma pessoa parecer mais bonita, mas ajudam na coragem
Publicada nesta terça-feira (29), no Journal of Studies on Alcohol and Drugs, a pesquisa descobriu que as pessoas eram mais propensas a escolher interagir com pessoas que consideravam mais atraentes depois de consumir álcool.
O estudo foi realizado com o total de 36 homens, entre 21 e 28 anos, em que os participantes precisavam beber pelo menos 1 dia por semana.
Estudo
A experiência contou com um suco de cranberry puro, que os homens sabiam que não cotinha álcool, depois de meia hora, começaram a avaliar a atratividade de mulheres e quem gostariam de conhecer.
Em outro momento, eles receberam um coquetel de cranberry e vodca, que foi capaz de aumentar a concentração de álcool no sangue para cerca de 0,08%, limite legal do consumo de bebidas alcoólicas para dirigir nos EUA, segundo o New Cientist.
Resultado
Os participantes bêbados tinham quase 2 vezes mais probabilidade de selecionar uma das quatro candidatas mais atraentes para um encontro futuro em relação ao momento que estavam sóbrios.
Limitações
Apesar de ser um estudo importante, a maioria dos homens e mulheres envolvidos eram brancos. Os pesquisadores desejam realizar mais estudos com uma composição etnicamente e sexualmente diversificada de pessoas. Além disso, desejam testar mulheres heterossexuais para ver se o álcool afeta o quão atraentes elas consideram os homens.