Entenda tratamento e um pouco mais sobre a sífilis:
Infecção sexualmente transmissível (IST), a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode apresentar diversas manifestações no corpo.
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
A sífilis tem estágios de atenção, ou seja, os sinais da primária e secundária são diferentes da sífilis terciária, por exemplo. Veja a seguir os sintomas das fases de sífilis no corpo humano:
Sífilis primária:
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.
Geralmente a sífilis em seu estado primário não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.
Sífilis secundária:
Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias.
Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Os sinais e sintomas da sífilis secundária aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.
Sífilis terciária:
Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção.
Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Sífilis latente - fase assintomática
É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção).
A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária. Não existe sintomas nesta fase da sífilis.
TRATAMENTO DA SÍFILIS: COMO É FEITO?
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), que é disponibilizado no SUS e pode ser aplicada na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê.
Essa matéria teve contribuição do site UFPB.EDU