Cerveja antes de treinar?
Bebeu bons copos de cerveja, mas não pode deixar o treino de lado? Uma das grandes dúvidas para quem treina é saber se a bebida alcoólica vai prejudicar os resultados ou a execução dos treinos. Quer saber mais? Fique nesta página para entender
A cerveja é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, que combina com eventos, músicas e petiscos, mas não costuma ser recomendada quando o assunto é treino e práticas de exercício.
Exercícios e cerveja
De acordo com a nutricionista esportiva da equipe de atletismo da New York University, Amy Stephens, o álcool não afeta apenas o desempenho físico como também "pode fazer seus treinos parecerem muitíssimo mais difíceis".
Consumo moderado
Uma notícia boa para quem gosta da cerveja é que, segundo o estudo da Universidade de Granada, na Espanha, o consumo moderado de cerveja não afeta o treinamento chamado de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), de acordo com o Eu Atleta.
Outros especialistas foram ouvidos pela fonte citada anteriormente e, foi constatado que outros tipos de atividades físicas também não são afetados pela bebida, principalmente após algumas horas depois do treino.
O que é HIIT?
Esse treino consiste em intercalar exercícios curtos de altíssima intensidade com intervalos que podem ser curtos ou moderados e de baixa intensidade ou, até mesmo, parado. Assim, o HIIT usa de toda energia do corpo para processar os exercícios de grande intensidade, segundo o profissional de educação física Amauri Maroto, para o Eu Atleta.
Cerveja pode dar mais energia
O profissional também ressaltou que o processo da ingestão pode liberar carboidratos que ajudam na energia que o treino precisa. Contudo, o alerta fica para aqueles que ultrapassam os limites e consomem a bebida de forma exagerada.
Quantas cervejas tomar e não prejudicar o treino?
Segundo o site Sport Life, o doutor Pedro Andrade afirmou que 30g de álcool não atrapalha o treinamento. Essa quantidade equivale a duas taças de vinho ou 660 ml de cerveja por semana.
Afinal, antes ou depois do treino?
Para o The New York Times, de acordo com Jennifer Sacheck-Ward, diretora do departamento de ciência do exercício e nutrição da Universidade George Washington, beber após o treino é menos prejudicial que antes dele.