Riscos e sintomas da hemoglobina glicada alta
A hemoglobina glicada alta, também conhecida como HbA1c elevada, é um indicador de controle inadequado do açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
Valores de referência de hemoglobina glicada
HbA1c inferior a 5,7% é considerado normal e tem baixo risco de complicações relacionadas ao diabetes. Uma faixa de 5,7% a 6,4% sugere pré-diabetes, com risco aumentado de desenvolver diabetes no futuro.
HbA1c de 6,5% ou superior é geralmente diagnosticado como diabetes, com um risco significativamente elevado de complicações diabéticas, como doença cardíaca e problemas nos órgãos.
Quando os níveis de HbA1c estão cronicamente elevados, podem surgir complicações diabéticas ao longo do tempo. Vejas os principais sintomas a seguir.
Sede excessiva
Pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue podem sentir sede intensa e beber grandes quantidades de água.
Urinar muito
A necessidade frequente de urinar é comum em casos de açúcar no sangue elevado.
Fadiga
A falta de energia e a sensação de cansaço podem ser sintomas de açúcar no sangue descontrolado.
Visão Turva
Níveis elevados de açúcar no sangue podem afetar a visão temporariamente, causando visão turva.
Perda de peso não intencional
Embora seja mais comum em diabetes tipo 1, a perda de peso não intencional pode ocorrer quando o açúcar no sangue está descontrolado.
Feridas de cicatrização lenta
Feridas e cortes podem demorar mais para cicatrizar em indivíduos com diabetes mal controlado.
Atenção
Ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos é indispensável para normalizar os níveis de hemoglobina glicada.
Importante
Os sintomas da hemoglobina glicada alta são geralmente sutis e podem não ser perceptíveis imediatamente. Por isso, é importante consultar um médico para uma avalição direcionada.