Cerveja no corpo
Um dos líquidos mais consumidos pelos brasileiros também é sinônimo de saúde: a cerveja. Quando tomada de forma moderada, a bebida alcoólica pode ser melhor que um probiótico, segundo estudo realizado na China. Ficou curioso? Fica nesta página para entender
Gosta de beber cerveja? Aqui vai uma boa notícia:
Apesar de muitas vezes apresentar malefícios a saúde, a cerveja pode trazer benefícios se consumida de forma consciente e moderada. A bebida alcoólica traz benefícios para a saúde intestinal e para o sistema imunológico de acordo com um estudo realizado por cientistas da Universida Médica de Dalian, na China.
Ingredientes que fazem a diferença
Essas características boas para o corpo ocorrem porque a cerveja tem um conjunto de bactérias saudáveis que fazem bem ao intestino. Fibras, etanol e polifenóis podem potencializar o seu sistema imunológico.
Essas substância são mais eficazes do que os probióticos, bactérias e leveduras vivas que podem ser encontrados em alimentos, como iogurtes e queijos, e ajudam a restaurar o equilíbrio do intestino, quando atingido por doenças ou bactérias nocivas.
"Como uma bebida fermentada há muito estabelecida, a cerveja é rica em muitos aminoácidos essenciais, vitaminas, oligoelementos e substâncias bioativas que estão envolvidas na regulação de muitas funções fisiológicas humanas. Os polifenóis do malte e do lúpulo da cerveja também são compostos ativos importantes que interagem em ambas as direções com o microbioma intestinal", afirmaram os autores do estudo.
Os cientistas apontaram que em produtos futuros - chamados de "cervejas saudáveis" - poderão ajudar a prevenir doenças como arteriosclerose e doenças cardíacas. Mas, os benefícios são só atingem pessoas que consumam de forma moderada a bebida.
Porém...
O professor Naveed Sattar, que ensina saúde cardiovascular e metabólica na Universidade de Glasgow, afirmou que, apesar dos benefícios contidos nos ingredientes da cerveja, "são facilmente superados pelo próprio álcool".
Afinal, o que é considerado consumo moderado da cerveja?
Segundo a OMS, não existe um consumo de álcool seguro, mas o consumo moderado é aquele que representa baixo risco para a saúde. Segundo especialistas, o consumo de duas latas de cerveja equivalentes a 350ml ao dia para o homem e uma lata para mulher definem a ingestão moderada do líquido