COMO BAIXAR OS NÍVEIS DE TRIGLICERÍDEOS?
Está com o triglicerídeo alto nos exames? Aprenda hábitos alimentares essenciais para baixar os níveis de triglicerídeos.
Os triglicerídeos são um tipo de gordura no sangue e uma fonte de energia para o corpo, importante para o bom funcionamento do organismo.
Porém, quando os triglicerídeos estão altos, podem se depositar dentro dos vasos sanguíneos. Com isso, aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como infarto, aterosclerose ou AVC.
A principal fonte de triglicerídeos no organismo são as calorias consumidas em excesso dos carboidratos, das proteínas e das gorduras.
ATENÇÃO
É importante ter os exames em dia e manter contato com um profissional médico regularmente para acompanhar os níveis de triglicerídeos e mais taxas no corpo.
Confira dicas de alimentação e estilo de vida para inserir na rotina e diminuir as taxas de triglicerídeos, listadas pelo site TuaSaúde.
Diminuir o consumo de carboidratos simples
Consumir muitos alimentos ricos em açúcar e farinha branca é a principal causa de triglicerídeos elevados, sendo importante evitar o excesso de produtos como açúcar, farinha de trigo, salgados, pizza, macarrão branco, pão branco, bolos, biscoitos em geral, sobremesas, refrigerantes e sucos artificiais.
Evitar consumir bebida alcoólica
As bebidas alcoólicas são ricas em calorias e estimulam a produção de triglicerídeos. A cerveja, por exemplo, além do álcool contém também um alto teor de carboidrato, e seu consumo elevado é uma importante causa de triglicerídeos e colesterol alterados.
Consumir gorduras boas
As gorduras boas ajudam a controlar o colesterol e baixar os triglicerídeos, pois atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, melhorando a circulação do sangue e prevenindo problemas cardíacos, AVC e trombose, por exemplo.
Os alimentos ricos em gorduras boas são azeite, castanhas, amendoim, amêndoas, sementes de chia, linhaça, girassol, peixes como atum, sardinha e salmão, e abacate.
Consumir alimentos ricos em fibras
As fibras ajudam a reduzir os picos de glicemia, que é o açúcar no sangue, melhorando o controle dos triglicerídeos e do colesterol, além de manter o intestino saudável e de combater a prisão de ventre.
Os alimentos ricos em fibras são frutas, verduras e alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, farelo de trigo e de aveia, aveia em flocos, quinoa, lentilha e sementes, como chia, linhaça, gergelim, abóbora e girassol.