Cerveja ajuda na ansiedade?
Muitos associam a cerveja como uma bebida desinibidora e que ajuda na hora de relaxar. Mas, essa bebida alcoólica pode agravar ou ser a razão do desenvolvimento de distúrbios como a ansiedade e alcoolismo. Quer entender? Confira nesta página
O que é ansiedade?
A ansiedade é uma preocupação intensa e persiustente em situações cotidianas. Apesar de ser uma reação natural do corpo, ela pode se tornar uma condição psicológica e atrapalhar atividades do dia a dia, podendo desencadear em um transtorno.
Sintomas de ansiedade
Os principais sintomas da ansiedade são: dificuldade de relaxar, irritabilidade e impaciência, mente agitada, humor alterado, batimentos cardíacos aceletados, esgotamento mental, sinais de angústia e entre outros.
Álcool e ansiedade
O consumo excessivo e constante de álcool pode ajudar a desenvolver a ansiedade. Mas, o contrário também pode acontecer. Ao beber frequentemente bebidas alcoólicas, a liberação de substâncias cerebrais responsáveis pelo controle emocional é desregulada
Com o descontrole emocional, o consumidor da bebida alcoólica fica vulnerável às crises de ansieade, além do aumento de ataques de pânico e entre outros sintomas.
Dependência de álcool e ansiedade
De acordo com o site Minha Vida, um em cada cinco pacientes com transtorno de ansiedade faz consumo nocivo de álcool. E o contrário também acontece.
É normal ter crise de ansiedade depois de beber?
Pelo álcool mexer com substâncias como o gaba, responsável por transportar sinais entre os neurônios, e glutamato, que é responsável pela excitação das células nervosas, a ressaca também é sinônimo de ansiedade.
Ressaca e ansiedade
O consumo desmoderado da cerveja ou qualquer outra bebida pode levar ao sentimento de ansiedade e causar mais estresse no corpo.
De acordo com a Forbes Brasil, estimativas apontam que 12% das pessoas vão ter uma crise de ansiedade durante a ressaca.
Bebi e não lembro de nada
Você já bebeu muito e não lembrou o que aconteceu no dia anterior? Essa situação pode agravar a ansiedade no corpo e causar um estresse grande no dia após bebida.
Procure ajuda médica
É necessário moderar o consumo da bebida e procurar profissionais que possam ajudar nos sintomas da ansiedade e dependência do álcool, como um psicólogo e psiquiatra.