COLESTEROL ALTO O QUE FAZER? Saiba 7 ALIMENTOS para EVITAR se você tem colesterol alto
O colesterol é um tipo de gordura que faz parte do nosso corpo. Nem todo mundo sabe, mas ele é fundamental para a nossa saúde e está envolvido em diversos processos no organismo, como a formação de membranas celulares, a produção de ácidos biliares (úteis para a digestão) e a síntese de vitaminas (como a D) e hormônios sexuais.
No entanto, quando em excesso, o colesterol também pode aumentar consideravelmente o risco para eventos cardiovasculares graves, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
Quais os sintomas do colesterol alto?
O colesterol alto geralmente não apresenta sintomas e pode passar despercebido até que as placas de gordura se acumulem nas artérias, obstruindo o fluxo sanguíneo. Algumas dessas placas podem romper, formando coágulos que aumentam o risco de ataques cardíacos ou derrames.
Sintomas como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações podem ser indicativos de doenças cardiovasculares associadas ao alto colesterol.
Como diagnósticar?
Para identificar o colesterol alto, indica-se a realização de exames de sangue para analisar os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL.
Colesterol alto o que fazer?
É necessário uma mudança do estilo de vida, incluindo: dieta equilibrada, exercício físico aeróbico (caminhar, correr, ou andar de bicicleta), abstenção do fumo (o fumo leva a queda do HDL – colesterol) e perda de peso nos casos indicados.
1- Frituras e alimentos muito gordurosos;
2- Alimentos industrializados;
4- Carnes gordas e com gordura aparente, pele de aves;
5- Embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.);
7- Sorvetes de massa, biscoitos, chantilly, milk-shake, cremes para sobremesa.
Informações são do Salomão Zoppi e do Laboratório de São Paulo.