MEDIDOR DE GLICOSE
Confira neste webstory quando a glicose é considerada alta e quais os sintomas de pré-diabetes. Veja também como medir glicose de casa
A glicose é um tipo de açúcar simples (também conhecido como carboidrato ou sacarídeo) que serve como uma das principais fontes de energia para os seres vivos, incluindo os humanos.
Quando esses níveis de açúcar sofrem alguma alteração (ficam mais altos), muitas vezes isso significa o surgimento da Diabetes, uma doença crônica que consiste na dificuldade em processar a glicose, em que ocorre o aumento dos níveis da substância no sangue.
QUANDO A GLICOSE É CONSIDERADA ALTA?
Os níveis de glicose no sangue são geralmente medidos em miligramas por decilitro (mg/dL) ou milimoles por litro (mmol/L). Veja a seguir:
Para a glicose ser considerada alta, os números precisam estar acima de 100 mg/dL (em jejum). Isso é a conhecida hiperglicemia.
Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao atingir entre 100 e 125 mg/dl de glicemia ou valores de 5,7% a 6,4% na dosagem da hemoglobina glicada. A partir de 126 mg/dl ou superior a 6,4% de hemoglobina glicada são considerados quadros de diabetes.
SINTOMAS DE PRÉ-DIABETES
Como é uma doença silenciosa, os sintomas da pré-diabetes são muito sutis e em alguns casos a pessoa não chega a apresentar sintomas. Confira alguns sintomas a seguir:
Pele escura na região do pescoço
Um indicativo potencial é o surgimento de áreas de pele mais escuras, que podem ser distribuídas pelo corpo ou localizadas nas dobras da pele, especialmente nas regiões da virilha e axilas. Em muitos casos, essas áreas também podem apresentar uma textura aveludada ou uma espessura aumentada, o que também é notável ao redor do pescoço.
Sensação de sede contínua e vontade excessiva de urinar
Uma vez que o açúcar não é absorvido eficientemente pelas células, ele se acumula na corrente sanguínea. Contudo, o excedente deve ser eliminado, resultando em uma maior atividade dos rins. Consequentemente, a pessoa experimenta um aumento na frequência da micção, uma intensa sensação de sede e uma propensão à desidratação.
Fome e cansaço
O corpo é submetido a uma demanda maior quando é necessário eliminar o excesso de glicose presente na corrente sanguínea. Adicionalmente, em certas situações de diabetes, as células não conseguem utilizar de maneira adequada o açúcar proveniente dos alimentos como fonte de energia. Esses são alguns do principais sintomas, consulte ajuda profissional para saber os sintomas da pré-diabetes.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita de Diabetes, procure um médico para investigação e início de tratamento.