DOENÇAS QUE O CHÁ DE PITANGA "CURA": Veja os benefícios do chá de pitanga e saiba COMO FAZER
O chá de pitanga é feito a partir da folha da pitangueira, uma árvore de nome científico Eugenia uniflora L., pertencente à família das mirtáceas. Ela é muito apreciada na medicina popular. Mas a pitanga também oferece benefícios por meio do consumo do suco da fruta e do uso do óleo essencial da folha.
Na mesma pitangueira, podem nascer pitangas nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho intenso, de acordo com o grau de maturação.
O fruto da pitangueira, chamado de pitanga, não é comumente encontrado em mercados, pois se danifica facilmente no transporte, ficando muito mole. Entretanto, é muito fácil encontrar pés de pitanga no Brasil e a fruta, que parece uma pequena abóbora, é muito apreciada.
Nativa da mata atlântica brasileira, a pitangueira pode ser encontrada desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. O nome pitanga tem origem no termo tupi "ybápytanga", que significa "fruto avermelhado".
As flores que antecedem o nascimento da pitanga são brancas e servem de fonte de alimento (pólen) para as abelhas. Assim, exercendo um papel importante no equilíbrio ambiental.
O chá de pitanga, feito a partir de colheres de sopa de folhas da pitangueira, possui propriedades medicinais. A bebida é muito utilizada para tratar diarreia.
Benefícios do chá de pitanga:
Auxilia o tratamento da diarreia
Ajudar no controle da diabetes
Ajuda nas cólicas menstruais
Tem propriedades anti-inflamatórias
Pode ser eficaz no tratamento da asma, bronquite e dores de garganta.