Esporotricose: o que é?
É uma doença que atinge comumente gatos, podendo até mesmo levar a morte do felino em casos mais graves. A esporotricose é um tipo de micose causada pelo fungo Sporothrix, que costuma estar presente no solo, vegetais, espinhos e madeiras.
Tipos de esporotricose
Os tipos de esporotricose são cutânea, extracutânea, disseminada e linfocutânea.
Sintomas no gato
Feridas com secreção, feridas que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente, além de espirros frequentes, de acordo com o governo.
Transmissão
A transmissão para os felinos acontece quando o gato tem alguma ferida a berta no corpo ou com espinhos que perfuram a pele.
Cuidado
De acordo com a Fiocruz, o animal pode sim ser um portador da esporotricose e não apresentar lesões, apesar de não ser comum. Dessa forma, a contaminação ainda é possível.
Esporotricose humana
A também conhecida "doença do jardineiro", é uma zoonose que pode ser transmitida para os humanos. Mas, assim como os gatos, os humanos também pode contrair a doença por meio de lesões.
Fungo pode afetar ossos e articulações, apresentando inchaço e dor aos movimentos, semelhante a uma artriste infecciosa, segundo o Ministério da Saúde.
Esporotricose é transmissível para humanos
A transmissão dos felinos para humanos acontece por meio de arranhões do gato ou até mesmo a saliva que por meio de respingos atingem a face, olhos, nariz ou a boca dos humanos.
Humano transmite para outro humano?
De acordo com a Fiocruz, apesar da chance ser muito baixa, ainda é possível a transmissão da esporotricose de humano para humano.