O QUE É UMA PESSOA BIPOLAR? Entenda o que é TRANSTORNO BIPOLAR e saiba os principais SINTOMAS

O Transtorno Bipolar pode apresentar alguns sintomas; descubra quais são

O transtorno bipolar (TB) é caracterizado por alterações graves de humor.

Conhecido anteriormente como doença maníaco-depressiva, ele é caracterizado por mudanças extremas e cíclicas no estado de ânimo, que podem incluir episódios de mania, hipomania, depressão e períodos de humor estável.

TIPOS DE TRANSTORNO BIPOLAR

IR PARA SOCIAL1

De acordo com o portal "Pfizer", o transtorno bipolar é classificado em cinco tipos:

Ler Mais

Transtorno bipolar tipo 1

Esse é considerado o "bipolar clássico". É aquele onde predomina a mania ou hipomania em relação à depressão. A idade de início é, em média, aos 18 anos.

Transtorno bipolar tipo 2

O transtorno bipolar tipo 2 tem o predomínio da depressão em relação à hipomania. É comum a impulsividade, refletida em tentativas de suicídio e uso de substâncias que alteram a consciência.

Transtorno ciclotímico

É quando um paciente altera entre períodos de hipomania e depressivos, mas, não tem sintomas suficientes para caracterizar um diagnóstico.

Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento

Ele acontece após intoxicação ou abstinência de alguma substância ou exposição a algum medicamento que pode produzir os mesmos sintomas.

IR PARA SOCIAL1

Transtorno bipolar devido a outra condição médica

É um período persistente de humor deprimido que é consequência de uma outra condição, por exempo: doença de Cushing, esclerose múltipla, AVC e lesões cerebrais traumáticas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO TRANSTORNO BIPOLAR?

1. Mania

Euforia extrema ou irritabilidade; Autoestima exageradamente elevada; Energia aumentada e atividade excessiva; Fala acelerada; Pensamentos acelerados e dificuldade em se concentrar; Comportamentos impulsivos, como gastos excessivos, comportamento sexual de risco ou uso de drogas; Diminuição da necessidade de sono; Dificuldade em reconhecer os riscos associados ao comportamento.

2. Hipomania

Sintomas semelhantes à mania, mas menos intensos; Geralmente, não causam prejuízo significativo no funcionamento social ou ocupacional; Pode incluir aumento da criatividade e produtividade em alguns casos.

3. Depressão

Sentimentos persistentes de tristeza, desespero e vazio; Perda de interesse ou prazer em atividades anteriormente apreciadas; Fadiga ou falta de energia; Dificuldade em dormir ou excesso de sono; Mudanças no apetite e peso; Dificuldade de concentração; Pensamentos de suicídio ou morte.

IR PARA SOCIAL1

4. Períodos de humor estável

Entre os episódios de mania, hipomania e depressão, a pessoa pode ter períodos de humor relativamente estável.

Atenção!

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de transtorno bipolar, procure um médico para investigação e início de tratamento.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories