DIABETES: Conheça 6 MITOS e VERDADES sobre o tipo 1 e 2 da diabetes

Endocrinologista aponta os mitos e verdades sobre a diabetes; veja agora

Segundo Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla.

Ela acontece devido a falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos.

"A insulina, produzida pelo pâncreas, é responsável pelo controle do metabolismo da glicose (açúcar) no sangue", explica.

IR PARA SOCIAL1

"Quando a insulina não é produzida na quantidade adequada, a metabolização da glicose é comprometida, causando aumento das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, resultando no diabetes", completa.

Para Claudia Chang, o grande problema do diabetes são as complicações que ocorrem ao longo dos anos, quando não há controle da doença. "Existe muita desinformação sobre o diabetes, o que também contribui para a falta dos devidos cuidados".

MITOS E VERDADES SOBRE A DIABETES

1. Diabetes não gera sintomas?

De acordo com Claudia Chang, esse é um grande mito: "Só para não contrariar essa velha máxima, costumo dizer que ‘diabetes é uma doença silenciosa só para quem não quer ouvir’", diz a endocrinologista. De acordo com ela, o diabetes pode apresentar os seguintes sintomas: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso sem motivo aparente, fraqueza e outros.

IR PARA SOCIAL1

2. Diabetes não é uma doença tão grave?

Esse também se trata de um mito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Diabetes (ADA), as condições associadas à doença causam mais mortes do que câncer de mama e Aids, juntas.

3. O diabetes tipo 1 e 2 possuem as mesmas origens

Há uma grande diferença entre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. O diabetes tipo 1 é autoimune, ou seja, os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Já o diabetes tipo 2 resulta da resistência à insulina e da deficiência na secreção de insulina, e é desencadeado, principalmente, por hábitos nocivos à saúde.

4. Gripes são mais perigosas para os diabéticos

IR PARA SOCIAL1

De fato, as gripes são mais perigosas para os diabéticos. Os sintomas da gripe em uma pessoa com diabetes são muito mais agressivos. "Isso porque, com a diminuição de resposta do sistema imunológico, a gripe pode não só desestabilizar o controle da glicemia como gerar doenças secundárias, como a infecção pneumocócica. Por esta razão, os diabéticos são orientados a tomar vacina contra a gripe", conta a especialista.

5. Diabéticos podem consumir bebida alcoólica

Os diabéticos podem consumir pedidas alcoólica, mas existe um porém. A Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo diário máximo de 1 dose para mulheres e 2 doses para homens, sendo 1 dose equivalente a 360 mL de cerveja (1 lata), 150 mL de vinho (1 taça) ou 45 mL de destilado. "A bebida alcoólica aumenta o risco de hipoglicemia, principalmente em indivíduos que usam insulina ou medicamentos estimulantes do hormônio. Portanto, se for beber, siga as normas acima", pontua Claudia Chang.

6. Diabéticos não têm restrições alimentares

Ao contrário do que se pensa, diabéticos não vivem à base de uma dieta altamente restritiva. De acordo com a endocrinologista, não há um cardápio padrão composto por comidas e bebidas permitidas e proibidas.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories