CARÊNCIA DE VITAMINA D: Saiba quais são os RISCOS DA FALTA DE VITAMINA D e COMO REPOR
Vitamina D:
A deficiência de vitamina D no corpo, é uma das carências mais comuns de acontecer. É geralmente causada devido a baixa exposição solar, mas também pode acontecer devido a alimentação inadequada ou pela má absorção do organismo.
A falta de vitamina D pode atingir todas as idades, mas ocorre principalmente em idosos, devido a quantidade de exposição solar reduzida, mesmo tendo necessidades mais altas.
Pessoas negras ou com doenças renais e hepáticas podem apresentar dificuldade de absorver a vitamina D, o que pode aumentar a probabilidade da deficiência desse nutriente, caso não seja prevenida.
Algumas pessoas apresentam uma condição chamada "síndrome de má absorção", que impede a absorção de gorduras e outros compostos lipossolúveis (que é o caso da vitamina D).
O diagnóstico:
O diagnóstico da deficiência de vitamina D é realizado por meio da análise dos sintomas, que pode ser confirmado através de um exame de sangue.
Outra alternativa é a radiografia, que auxilia na identificação de características anômalas nos ossos antes mesmo de se tornarem visíveis fisicamente.
Como repor?
A principal maneira de repor a vitamina D é através da exposição solar, com cerca de 10 a 15 minutos diários, preferencialmente entre 10h e 15h, quando os raios solares não são tão intensos ou prejudiciais.
Além disso, uma alimentação saudável é uma boa maneira de garantir a ingestão de vitamina D, pois ela é comumente encontrada em alimentos de origem animal, como ovos e peixes, especialmente salmão e atum.