ANEURISMA CEREBRAL: Dor de cabeça pode ser sinal da doença, afirma especialista

A dor de cabeça pode ser um sinal de aneurisma cerebral; entenda

O aneurisma cerebral é uma doença que causa a dilatação da parede das artérias cerebrais, formando uma protuberância ou bolsa, que pode se encher de sangue e aumentar de tamanho ao longo do tempo.

A principal preocupação com os aneurismas cerebrais é o risco de ruptura, o que pode causar hemorragia subaracnóidea, uma condição potencialmente fatal associada a sangramento no pequeno espaço existente ao redor do cérebro.

Além disso, também pode ocorrer hemorragia no interior do próprio tecido cerebral e, ainda, em bolsas de líquido intracranianas chamadas ventrículos.

IR PARA SOCIAL1

O QUE PODE CAUSAR ANEURISMA CEREBRAL?

O aneurisma pode ser desencadeado por uma fragilidade da parede das artérias, e nem sempre sabemos exatamente a causa.

Porém, fatores como hipertesão e tabagismo aumentam o risco da sua ruptura.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

Segundo o neurocirurgião Dr. Bruno Burjaili, apesar de poder ser assintomático, o aneurisma pode desencadear uma série de sintomas que merecem atenção.

IR PARA SOCIAL1

"Uma dor de cabeça extremamente intensa, e súbita, ou seja, que surge 'de uma hora para a outra', deve ser avaliada de imediato no pronto-atendimento, pois pode ser um aneurisma que rompeu", explica.

"Outros sintomas podem ser crises convulsivas, desmaios e perda repentina da fala ou da força muscular", continua.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?

"Se o aneurisma foi descoberto casualmente, em um exame do crânio, sem que a pessoa tivesse sintomas, avaliamos algumas de suas características para saber se há um risco alto de sangramento. Pode ser o caso de quem tem parentes de primeiro grau com história de aneurismas rotos", explica o especialista.

"Muitas pessoas apenas precisam manter acompanhamento médico, sem um tratamento específico. Por outro lado, quando ele é diagnosticado após a ruptura, o tratamento é obrigatório e urgente, seja por ceteterismo cerebral ou por cirurgias abertas", finaliza.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories