COMO FAZER CRONOGRAMA CAPILAR: Aprenda montar seu CRONOGRAMA CAPILAR
O cronograma capilar é um método de cuidado com os cabelos que envolve a programação regular de tratamentos para manter a saúde e a beleza dos fios. Este regime é dividido em três fases essenciais: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada uma dessas etapas visa atender às necessidades específicas do cabelo, proporcionando hidratação profunda, nutrientes essenciais e fortalecimento.
CRONOGRAMA CAPILAR
Ao seguir um cronograma capilar adequado ao seu tipo de cabelo, é possível restaurar e manter a vitalidade dos fios, resultando em cabelos mais saudáveis, brilhantes e resistentes. Veja a seguir as principais fases do cronograma capilar:
HIDRATAÇÃO
A hidratação capilar é a mais conhecida das formas de cuidados com os cabelos. Sua principal função é devolver a água perdida pelo fio diariamente pela exposição a fatores externos como raios solares, vento, poluição, uso de modeladores de calor e procedimentos químicos. A hidratação é ideal para combater o ressecamento.
NUTRIÇÃO
A nutrição é a etapa responsável por repor os lipídios, gorduras naturalmente produzidas pelo couro cabeludo, perdidos diariamente pelos fios, devido às exposições diárias. Os lipídeos formam uma "capa protetora" no fio, que deixam as madeixas mais alinhadas e as cutículas seladas, minimizando danos e perda de água e nutrientes pelos fios.
RECONSTRUÇÃO
A reconstrução consiste na reposição da massa, aminoácidos, queratina, entre outros nutrientes. A etapa de reconstrução é especialmente indicada para cabelos danificados por procedimentos químicos, que ficam porosos e quebradiços e que necessitam de uma restauração da fibra capilar. Essa é a etapa mais potente de todo o processo, pois trata a fibra capilar de dentro para fora e, por isso, não deve ser feita em excesso, caso contrário, pode deixar o cabelos ásperos e com aspecto endurecido.
COMO MONTAR MEU CRONOGRAMA?
Primeiro, realize um teste de porosidade para saber do que seu cabelo mais precisa no momento: hidratação, nutrição ou reconstrução. Para realizar o teste é simples: Encha um copo transparente com água filtrada; Pegue um fio de cabelo recém arrancado; Coloque o fio dentro do copo de água e aguarde 3 minutos.
Após três minutos, se o fio estiver flutuando na superfície, precisa de hidratação. Se estiver no meio do copo, precisa de nutrição. E se o fio afundar, precisa de reconstrução. O resultado do teste determina qual o procedimento que mais deve aparecer no seu cronograma capilar.
MONTANDO O CRONOGRAMA
Após isso, quantas vezes por semana você irá tratar o seu cabelo. Um cronograma capilar típico envolve três tratamentos por semana, alternando entre hidratação, nutrição e reconstrução. Por exemplo: segunda-feira - Hidratação, quarta-feira - nutrição, sexta-feira - Reconstrução. E aos finais de semana você pode repetir a fase que seu cabelo mais precisa