RESULTADOS

Plataformas do Google crescem 30% em movimentação econômica no Brasil e beneficiam 207 mil empresas

Relatório de Impacto Econômico mostra maior demanda nas plataformas durante a pandemia

Lucas Moraes
Lucas Moraes
Publicado em 21/07/2021 às 19:15
Notícia
ILUSTRATIVA/PIXABAY
A nova tecnologia usada é uma grande modelo de linguagem LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) e pode ajudar os assistentes virtuais de inteligência artificial (como a Siri no iPhone e a Alexa da Amazon, além do próprio assistente do Google), a falar mais como seres humanos. - FOTO: ILUSTRATIVA/PIXABAY
Leitura:

Mesmo com a pandemia, ou melhor, por conta dela, o Google viu a atividade econômica em suas plataformas crescer significativamente em 2020. No ano passado, quando comparado ao desempenho de 2019, o serviço de busca e as plataformas de publicidade do Google, Play Store e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica no Brasil, número 30% do que o registrado no ano imediatamente anterior. Pelo menos 207 mil empresas lançaram mão das ferramentas da empresa e foram beneficiadas. 

>>> Há 20 anos o mundo dá um google


“As empresas aceleraram sua digitalização durante a pandemia e estão colhendo os resultados, provando que a internet é, cada vez mais, uma ferramenta de propulsão da atividade econômica”, afirma o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho.

O cálculo para chegar na estimativa de impacto econômico do Google foi feito a partir de uma metodologia desenvolvida pelo economista-chefe do Google, Hal Varian, e é baseada na somatória de alguns critérios como o retorno estimado que os anunciantes tiveram do investimento feito em 2020 no Google Ads e o retorno que as empresas têm ao aparecer de maneira orgânica nos resultados da Busca; os valores pagos no ano passado aos editores de conteúdo, parceiros do Google AdSense; as doações de anúncios gratuitos oferecidas em 2020 a organizações sem fins lucrativos, por meio do Google Ad Grants; os valores pagos a criadores de conteúdo do YouTube em 2020 e os pagamentos a desenvolvedores do Google Play no ano passado.

Além de oferecer ferramentas de busca e publicidade, o Google oferece também uma série de produtos que ajudam as empresas a terem visibilidade na internet, como Google Perfil da Empresa, o Google Analytics, Google Workspace e Google para PMEs.

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o Brasil segue sendo um dos mercados mais importantes em número de usuários para os principais produtos do Google: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play, Fotos, Drive e Gmail. Em 20 de julho, o Google completou 16 anos de presença no País, com mais de 1,2 mil funcionários.

Comentários

Últimas notícias