Jornalismo

Google Destaques chega a 800 parceiros em todo o mundo

Projeto do Google com veículos de mídia foi lançado em novembro de 2020 no Brasil e na Alemanha. Iniciativa criou uma área especial no Google Notícias onde é possível acessar reportagens de grande veículos sem ter que ser assinante

Maria Luiza Borges
Maria Luiza Borges
Publicado em 28/07/2021 às 11:59
Notícia
SAMUEL K./Divulgação
Andrea Fornes é jornalista e diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina no Google - FOTO: SAMUEL K./Divulgação
Leitura:

O projeto do Google Destaques, área do Google News onde veículos de mídia selecionam suas principais reportagens, lançado em novembro passado no Brasil e Alemanha, passou a contar, em julho de 2021, com mais de 800 parceiros em vários pontos do mundo.

"Os usuários do Google News (Google Notícias) estão descobrindo o serviço, criando o hábito, a usabilidade do produto vem crescendo e a cada momento estamos implementando melhorias", comentou Andrea Fornes, diretora no Google de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina. Andrea concedeu entrevista coletiva sobre o produto nesta quarta.

O projeto ainda não chegou aos Estados Unidos e Canadá, mas já está presente na Europa, Àsia, Oceania e América Latina. O JC passou a integrar o Google Destaques (chamado Google News Showcase no exterior)  em janeiro de 2021.

A iniciativa permite que os usuários do Google Notícias acessem os destaques de vários veículos de forma gratuita, pois a primeira notícia compartilhada é sempre aberta, mesmo para não-assinantes dos principais jornais. Em troca da abertura do paywall, o Google paga uma remuneração mensal aos veículos, que varia de acordo com a audiência e o valor da assinatura digital.

Reprodução da Internet
JC é parceiro do Google Destaques desde janeiro de 2021. Área é acessível pelo APP e site do Google News (Google Notícias) - Reprodução da Internet

 

Curadoria

Andrea Fornes destaca que uma das características do projeto é dar autonomia a cada veículo para fazer a curadoria dos conteúdos que quer destacar. Pelo menos duas vezes por dia, cada jornal atualiza seu cardápio de destaques.

Ela acrescenta que o Brasil é um dos principais mercados para o Google News. E esse efeito deve ser ampliado com a adesão de novos parceiros. Atualmente, o Google se prepara para entrar na Colômbia, onde vários contratos com veículos locais já foram fechados.

Comentários

Últimas notícias