HOME OFFICE

Startup de Recursos Humanos lança registro de ponto pelo WhatsApp; entenda

A Pontomais atende 15 mil empresas, e suas soluções atingem 560 mil funcionários em todo o País

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 01/10/2021 às 11:34 | Atualizado em 01/10/2021 às 11:42
Notícia
X

Em um processo que dura menos de 30 segundos, a empresa de recursos humanos Pontomais trouxe uma novidade para registrar a jornada de trabalho de empresas que, por conta da pandemia da covid-19, estão no formato home-office. Por lá, o tradicional ponto eletrônico tem funcionado através de uma ferramenta que integra a plataforma da empresa ao WhatsApp. 

De acordo com a Pontomais, para acessar o ponto eletrônico, muitas vezes o funcionário precisava instalar a plataforma de RH da empresa. Alguns funcionários, no entanto, enfrentavam problemas técnicos durante a tarefa. Por isso, o ponto por WhatsApp chegou como uma forma de facilitar a vida do trabalhador e das empresas.

A Pontomais explicou ainda que o ponto pelo WhatsApp está permitido pelas portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho. Estas portarias regulamentam o uso de plataformas digitais sob determinadas condições. Entre elas, há a obrigatoriedade de um acordo entre empregador e empregado que libere essa modalidade de registro.

Além disso, a empresa não deve admitir exigência de autorização para hora extra do colaborador; não pode fazer qualquer categoria de restrição à marcação de ponto do colaborador; não pode fazer a marcação automática de ponto; não pode fazer a alteração ou exclusão de marcação de ponto e precisa fazer a extração eletrônica e impressa dos registros de ponto.

A Pontomais atende 15 mil empresas, e suas soluções atingem 560 mil funcionários em todo o país.

Como funciona?

Os clientes da Pontomais precisam aderir à ferramenta de integração e depois liberar a funcionalidade para os funcionários. Para isso acontecer, é necessário ativar o registro por WhatsApp no sistema da empresa pelo navegador web, ativar a liberação no pop-up e aguardar o e-mail de confirmação. 

Depois disso, a empresa deverá configurar a ferramenta com o nome e o contato do funcionário. Ele receberá um SMS com o link de WhatsApp da Pontomais, iniciará uma conversa e pronto. Ele pode registrar o ponto com diversos tipos de frases, tais como: bater ponto, registrar ponto, quero registrar, entre outras. 



Assim que a mensagem é enviada pelo funcionário, a startup guarda a informação. Além disso, o funcionário pode usar o WhatsApp para consultar sua jornada diária dos últimos três meses e outros registros. 

Tags

Autor