REDE SOCIAL

Rússia bloqueia acesso ao Facebook no país

O órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, ordenou o bloqueio do acesso ao Facebook no país, alegando que a rede social "discrimina" os meios de comunicação russos

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 04/03/2022 às 16:39 | Atualizado em 04/03/2022 às 18:20
Notícia
X

O órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, ordenou nesta sexta-feira (4) o bloqueio do acesso ao Facebook no país, alegando que a rede social "discrimina" os meios de comunicação russos.

"Tomou-se a decisão de bloquear o acesso ao Facebook", informou o Roskomnadzor no Telegram. Os jornalistas da AFP na Rússia confirmaram que o acesso à rede social na rede de internet local já não funcionava.

O regulador acusou o Facebook, de propriedade do grupo americano Meta, de "discriminação" de meios de comunicação russos como a televisão Zvezda (do Ministério da Defesa), a agência de imprensa Ria Novosti, a rede internacional RT e os portais Lenta.ru e Gazeta.ru.

O governo russo já havia atuado há uma semana para "limitar" e reduzir a velocidade de acesso ao Facebook, já com o uso restrito de suas funcionalidades por esses meios russos.

De acordo com Roskomnadzor, essas restrições "violam os princípios-chave da livre divulgação de informações e acesso irrestrito dos usuários à mídia russa em plataformas estrangeiras da Internet".

O Facebook lamentou o bloqueio. "Milhões de russos comuns em breve serão privados de informações confiáveis... e silenciados de falar", disse Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais da Meta.

Tags

Autor