GOOGLE FOR BRASIL: Carteira e endereço digital, IA "humanizada" e mais; saiba as novidades
Evento do Google foi realizado nesta terça-feira (14), em São Paulo
Nesta terça-feira (14), o Google apresentou suas novidades para o Brasil. O Google for Brasil, realizado em São Paulo, contou com anúncios já com previsões para operacionalização e outras novidades que estão próximas a chegar, mas não contam com data certa.
Confira destaques do Google for Brasil:
Cabo submarino Firmina
Como parte do investimento de US$ 1,2 bilhão na América Latina, anunciado recentemente pelo Google durante o Summit of the Americas, o cabo submarino Firmina irá integrar o conjunto de demais cabos, com previsão para entrar em operação em 2023, ligando o Brasil (a partir de Praia Grande) aos Estados Unidos, com ramificações para o Uruguai e Argentina.
O objetivo é garantir melhorias no atendimento aos clientes em nuvem, mercado que triplicou, na escala global, de acordo com o Google, nos últimos três anos.
Capacita +
Com o compromisso de capacitar um número cada vez maior de pessoas em tecnologia, o Google Cloud tornou o Capacita+, seu hub de aprendizado online, mais robusto, passando a abrigar iniciativas voltadas para educação e treinamento também de outras áreas do Google.
Uma das trilhas de aprendizado já disponíveis no novo Capacita+ envolve treinamento em habilidades básicas
de TI, dados e infraestrutura de nuvem e, a partir dela, os estudantes terão acesso a 24 laboratórios online gratuitos que os colocarão em contato com algumas soluções do Google Cloud, como BigQuery, Dataflow, Google Kubernetes Engine, entre outras.
Os alunos terão 30 dias para concluir todos os conteúdos e, ao final, receberão um digital skill badge - selo de reconhecimento do Google Cloud naquela habilidade específica -, além de brindes e um mês de acesso gratuito à plataforma Cloud Skill Boost.
Além dessa trilha de aprendizado em cloud, o Capacita+ agora conta com outras iniciativas em educação do Google, como o Primer, uma plataforma de ensino em marketing digital; o Grasshopper, um app de ensino em programação para iniciantes, entre outras.
Bolsas de estudo
O Google anunciou nesta nesta terça-feira (14), durante o evento Google for Brasil, uma série de iniciativas com foco na inclusão, treinamento e desenvolvimento profissional de jovens, mulheres e pessoas com deficiência visual.
Após lançar novos Certificados Profissionais do Google em Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design – que se somam ao curso profissionalizante em Suporte em TI – o Google anunciou a doação de, até 2026, 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens nessas áreas no Brasil.
Em sua primeira fase, a partir de hoje, 30 mil bolsas serão distribuídas a jovens da rede do Centro de
Integração Empresa-Escola - CIEE. Dessas bolsas, duas mil serão destinadas a pessoas trans.
O CIEE fará a seleção e acompanhamento dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho formal, sejam estudantes ou recém-formados do ensino médio e de cursos técnicos, aprendizes do CIEE, egressos do Programa de Aprendizagem da instituição e também alunos de cursos superiores.
Os cursos foram criados pelo Google e hospedados na plataforma de educação da Coursera. São cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, com o objetivo de preparar os estudantes para ingresso em postos de trabalho na área de tecnologia.
Carteira Google
Apesar de não indicar data, o Google confirmou a proximidade do retorno do Google Vallet (Carteira Google). Além de cartões de crédito e recompensas pelo uso de serviços Google, a empresa quer uma carteira que possa ser utilizada como chave de carro, chave de hotel, pagamentos, e uso de cartões de passagem para transporte público e comprovante de vacinação.
Novo centro de engenharia no Brasil
Inauguração de um novo Centro de Engenharia em São Paulo. A nova sede será localizada no Instituto
de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e será parte do ambiente promotor da inovação do IPT Open Experience.
A futura casa da engenharia do Google na capital paulista será palco para o desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da companhia a nível global, entre elas privacidade e segurança on-line.
Com 7 mil metros quadrados, o escritório terá capacidade para até 400 pessoas que vão trabalhar em diversas áreas técnicas. Inicialmente, o novo centro vai abrigar uma frente de trabalho focada em soluções e
recursos para promover a segurança das pessoas no ambiente digital.
Eleições 2022
O Google anunciou o lançamento do Eleições na Busca 2022, um relatório inédito – em formato impresso e digital – com dados de Google Trends sobre as buscas realizadas pelos usuários brasileiros em relação a temas importantes para o país, como economia, segurança e saúde nos últimos anos.
O objetivo é oferecer um documento valioso que reflita angústias e desejos da população e seja útil para jornalistas, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados. O relatório estará disponível em julho.
O Google também anunciou o lançamento de uma central de Google Trends para as Eleições Presidenciais de 2022 que vai trazer dados em tempo real sobre os candidatos, os partidos, as principais perguntas sobre temas relacionados às campanhas e as maiores tendências do ciclo eleitoral – similar às lançadas nas eleições de 2018 e 2020.
O site, que irá ao ar no dia 16 de agosto, dia em que começam oficialmente as campanhas eleitorais no Brasil, irá ajudar as pessoas a descobrirem rapidamente as principais dúvidas e interesses dos brasileiros sobre o assunto Eleições na Busca do Google.
O Google for Startups Brasil anunciou a criação de um programa que oferece ajuda de custo para pessoas negras interessadas em iniciar uma carreira em desenvolvimento de software, em parceria com o Instituto Vamo que Vamo.
O programa tem como meta apoiar a formação de 200 desenvolvedores negros de baixa renda e ajudá-los a darem seus primeiros passos em carreiras em tecnologia nos próximos 12 meses. A iniciativa foi divulgada pelo diretor do Google for Startups para América Latina, André Barrence, durante o Google for Brasil.
O programa para a formação de desenvolvedores negros surgiu com o objetivo de ajudar a suprir uma carência do mercado por profissionais de tecnologia e para oferecer oportunidades específicas para pessoas negras. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP),
cerca de 40% dos estudantes de Ensino Superior na área de tecnologia são homens brancos. Além disso, dentro do pequeno percentual de pessoas negras cursando Ciência e Tecnologia, que é sub-representado em relação ao tamanho da população negra brasileira, há três vezes mais homens do que mulheres.
As pessoas interessadas devem se inscrever no processo seletivo da escola Trybe. Uma vez
aprovadas, elas poderão se candidatar à ajuda de custo do Google com o Instituto Vamo que Vamo.
Para maiores informações, acesse www.betrybe.com/parceria-google-vamoquevamo.
Duplex
O Google anunciou hoje a chegada ao Brasil do Duplex, uma tecnologia de inteligência artificial que usa a conversação natural para realizar tarefas.No país, o recurso já está sendo testado em três funções: a primeira é para fazer ligações para atualizar as informações de estabelecimentos comerciais nos resultados da Busca e
do Mapas.
A segunda funcionalidade do Duplex no país é para automatizar tarefas para pessoas na internet, para a compra de ingressos de cinema; e, na terceira, para a consulta dos locais de votação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A primeira aplicação do Duplex no Brasil é a atualização de informações de empresas no Perfil da Empresa, exibido no Google Maps e na Busca. Com a nova tecnologia, esse processo ganha mais agilidade, já que ele possibilita que sejam feitas ligações automáticas para os negócios cadastrados no Perfil da Empresa no Google.
Além de automatizar ligações, o Duplex também está sendo testado para ajudar os brasileiros a realizar tarefas na internet.
Jornalismo
Startups Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas, é ampliado e vai selecionar até 16 veículos de notícias. Laboratório de Sustentabilidade da GNI apoia editores e criadores locais que trabalham na
cobertura de questões ambientais e divulgação científica; Local Lab apoiará até 100 pequenos e médios veículos de jornalismo no país, com capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico dessas empresas.
Endereço digital
O Google, através do Maps, passou a mapear cozinhas solidárias no Brasil. A partir de agora, ao pesquisar por cozinhas solidárias no Google Maps ou na Busca, é possível ter acesso aos bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias mais próximas e que estão sendo mapeadas e verificadas pela Ação da Cidadania em todo o país.
Até agora, já foram cadastrados mais de 1 mil pontos em todas as regiões do país. Neste primeiro momento, o acesso às informações será promovido por um filtro temporário no menu principal do Google Maps, que exibirá diretamente a busca pelos pontos de distribuição de alimentos.
É possível também encontrá-los digitando diretamente na caixa de busca termos como “cozinha solidária”, “cozinha solidária perto
de mim” e “banco de alimentos”.
Assim como o registro das cozinhas solidárias, o Google está trabalhando na aplicação dos endereços digitais. A ferramenta, já utilizada com marketplaces como a Americanas, permite que comunidades ou regiões distantes dos centros urbanos ganhem endereços digitais e tenham acesso a serviços como entregas. Em São Paulo, os endereços já são aplicados em Paraisópolis, e seguem sem previsão de expansão.