REDE SOCIAL
NOVO CONCORRENTE DO TWITTER: veja o que planeja a META, dona do Facebook
A Meta confirmou nesta sexta que começou a preparar uma nova plataforma
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 10/03/2023 às 16:59
| Atualizado em 10/03/2023 às 17:00
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
AFP
A Meta, proprietária do Facebook, está trabalhando em uma nova plataforma de mídia social para "compartilhamento de textos", informou a companhia nesta sexta-feira (10), em um projeto considerado um concorrente em potencial do Twitter.
Desde que o bilionário Elon Musk assumiu as rédeas do Twitter, essa plataforma vem sofrendo com problemas técnicos, demissões e perda de anunciantes, devido à falta de moderação de conteúdo.
Mas até agora, não surgiu nenhuma alternativa importante ao Twitter, razão pela qual líderes mundiais, políticos, celebridades e empresas continuam usando-a para se expressar.
A Meta confirmou nesta sexta que começou a preparar uma nova plataforma, depois que essa informação foi publicada em sites digitais de notícias.
"Estamos explorando um standalone [programa autossuficiente], uma rede social descentralizada para compartilhar textos atualizados", informou a Meta em uma breve nota, publicada por e-mail.
"Acreditamos que existe a oportunidade de criar um espaço em separado no qual criadores e personagens públicos possam compartilhar atualizações sobre seus interesses", acrescenta a nota.
Segundo veículos digitais, o novo aplicativo da Meta usaria tecnologia que lhe permitiria interoperar com outras plataformas.
Isto representaria uma clara ruptura com a prática de plataformas como o Instagram e o YouTube, que se mantêm atrás de muros tecnológicos e operam usando servidores da empresa sob normas estritas.
Em dezembro, Musk proibiu brevemente vincular tuítes a outras plataformas, entre elas Facebook e Instagram.
ELON MUSK diz que 'outra pessoa' pode assumir comando do TWITTER