INTELIGÊNCIA ARTIFICAL

Google lança o Bard, 'seu ChatGPT', até o fim de 2023 no Brasil

O Google expandiu o Bard para 180 países, em língua inglesa

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 27/06/2023 às 18:26
Bruno Mooca
Presidente do Google para o Brasil, Fábio Coelho - FOTO: Bruno Mooca

Em meio ao arrefecimento das discussões sobre regulamentação das bigtechs no Brasil, o presidente do Google no País, Fábio Coelho, deu uma nova previsão para chegada do Bard - ferramenta chatbot com Inteligência Artificial generativa-, em portugês, para os brasileiros. De acordo com o CEO, o adiamento do lançamento no País não tem nada a ver com questões regulamentares.

“Não tem nada a ver com a Lei de Proteção de Dados. A nossa solução de Inteligência Artificial Generativa vai chegar ao Brasil ainda este ano, nos próximos meses. A gente tá passando por um processo de curadoria de análise e aperfeiçoamento para que ela possa chegar bem ao Brasil. Não tem nenhum motivo específico, é só um processo normal. A gente já está observando como a gente continua melhorando o nosso modelo do Brasil, que a gente chama de PT-BR, uma linguagem português -Brasil”, disse Fábio Coelho.

O Google expandiu o Bard para 180 países, em língua inglesa. Mas o momento de lançamento coincidiu, no Brasil, com a volta da tramitação do PL 2630, chamado de PL das Fake News, que visa regulamentar empresas tecnológicas como o Google.

Entretanto, a justificativa do Google é de que no Brasil o Bard chega mais completo, aproveitando uma base de dados e conhecimento mais ampla para lidar diretamente com os concorrentes.

“O processo passa por treinar o modelo. Esse treinamento vai fazer com que ele fique melhor, porque nós acreditamos que temos capacidade de minimizar esses problemas. Eu não diria resolver, mas minimizar significativamente, primeiro porque a gente tem uma base de informação que é maior do que a base da informação geral. Tem muito mais pontos pra gente alimentar o modelo”, afirmou.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias