É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Numa semana onde o Twitter, rede social do bilionário Elon Musk, anunciou que o número de postagens que poderiam ser visualizadas por dia pelos usuários teria seu número limitado, a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, anunciou o "Threads".
A nova rede social será uma espécie de rival do Twitter e se apresenta como um aplicativo de conversas "onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã".
LIMITAÇÕES DO TWITTER
As regras que estão em vigor, até a publicação desta matéria, são:
Contas verificadas: leitura de até 10.000 posts por dia;
Contas não verificadas: leitura de até 1.000 posts por dia;
Contas novas não verificadas: leitura de até 500 posts por dia.
Segundo Elon Musk, o limite é temporário mas não foi informado um prazo para as restrições serem removidas para os usuários.
QUANDO O THREADS SERÁ LANÇADO?
A previsão de lançamento, segundo a Apple Store, loja de aplicativos do sistema operacional iOS, da Apple, será na próxima quinta-feira (6).
Até o momento, não há informações de lançamento para dispositivos com sistema operacional Android.
O Threads informa que é um serviço do Instagram, consolidada rede social de fotos.
O acesso ao aplicativo será feito a partir da conta do Instagram do usuário e, a partir do login, será possível encontrar automaticamente os seguidores do Instagram.
RECURSOS DO THREADS
Assim como o Twitter, um recurso que chama atenção na apresentação do Threads é a possibilidade de escolher quem poderá responder as publicações feitas na rede social.
O Threads permitirá que o usuário mantenha as respostas visíveis para o público ou apenas para os seguidores.