É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Com apenas 7 horas de lançamento, o Threads já chega a marca de 10 milhões de usuários.
A nova rede social do grupo Meta, de Mark Zuckerberg, foi lançada na noite da última quarta-feira (05) e tem sido desenvolvida pela própria equipe do Instagram.
Sua popularidade chega após Elon Musk, CEO do Twitter e rival de aplicativo, anunciar que limitará o número de tweets para usuários com a conta não verificada.
O que é o Threads?
O Threads é um novo aplicado do Meta focado no compartilhamento de texto para produtores de conteúdo ou não.
Ele apresenta um feed com postagens de pessoas que você segue e de criadores recomendados pelo algoritmo.
Quem possui uma conta no Instagram pode entrar na nova rede social usando o mesmo usuário e senha.
“O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias”, afirmou o Meta sobre seu mais novo lançamento.
Ferramentas do Meta
O Threads tem cinco abas: principal, pesquisa, o lugar para escrever seus Threads, atividade e perfil.
O design remete aos elementos que já existem no Instagram e no Twitter, como botões de curtir,comentar e repostar.
Para escrever, há um limite máximo de 500 caracteres por postagens e é possível adicionar imagens, vídeos de até 5 minutos e links.
Como baixar o Threads?
1. Acesse o App Store ou Google Play Store;
2. Pesquise por "Threads, an Instagram app";
3. Abra o aplicativo Threads no final do download e entre a partir das contas do Instagram;
4. Selecione a conta e comece a configurar o seu perfil.