REC'n'Play: segundo dia do evento mergulha na IA generativa, educação, representatividade feminina e muito mais
Evento de tecnologia e inovação atrai cidadãos para impulsionar carreiras, mas sem esquecer da diversão e do conhecimento
Nas ruas do Recife, o REC'n'Play 2023 continua a convidar a população para uma programação repleta de inovação e tecnologia. Nesta quinta-feira (19), o segundo dia do evento contou com mais palestras, shows e ativações que atraem o público de todas as idades e interesse.
"Queremos fazer com que as pessoas entendam que isso aqui é um ambiente de todos. A tecnologia não é para poucos, é para todos! Nós desejamos que as pessoas venham aqui e conheçam o que fazemos, que entendam esse espaço como deles, se aproximem, se integrem e usufruam do que é feito aqui, porque isso aqui é pra Pernambuco, é pro Brasil", afirmou o presidente do CESAR, Eduardo Peixoto.
Neste segundo dia, o Jornal do Commercio seguiu uma trilha focada no mundo da tecnologia, comunicação e esports. Veja os principais pontos do "Carnaval do Conhecimento", que dura até o dia 21 de outubro.
Segundo dia de REC'n'Play 2023
Educação e Inclusão
Uma das primeiras palestras do dia foi sobre educação e inclusão com Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, Marcos Lisboa, economista, e Thaís Passanha, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Petrobras. Ambos destacaram a importância de garantir a inclusão nas instituições, principalmente em empresas de tecnologia, onde se reconhece o desafio de inserção do público feminino e de pessoas com deficiência.
A palestra aconteceu no auditório É do Povo, localizado no Cais do Sertão, e teve todos os lugares preenchidos pelo público do REC'n'Play.
Educação com a inteligência artificial
REC'n'Play é sinônimo de conhecimento e tecnologia, logo, temas que mesclam a educação com a inteligência artificial (IA) têm ganhado espaço na programação.
Tendo isso em vista, a palestra do especialista em Inteligência Artificial e Automação avançada, Renan Oliveira, aconteceu no CESAR Brum, onde ele apresentou conceitos sobre o mundo da IA e como essa tecnologia vai impactar a área da educação.
"Os alunos devem ser seres pensantes. Hoje, colocamos o mesmo conteúdo para uma massa, de forma igual para pessoas diferentes, então, precisamos de conteúdos diferentes para pessoas diferentes. Acredito que a inteligência artificial pode potencializar isso e aumentar a produtividade, além de fazer com que o conhecimento chegue em múltiplos canais", afirmou Renan Oliveira para o Jornal do Commercio.
Cidadania Digital
O painel abordou o papel do Sepro, a maior empresa pública de tecnologia da informação do Brasil, e do Governo Federal para o estímulo de ecossistemas de inovação em diversas regiões do Brasil.
Esse painel contou com a presença do presidente da Sepro, Alexandre Amorim, além da secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio, e o presidente do CESAR, Eduardo Peixoto. Ambos conversaram sobre o desafio da gestão dentro de uma administração pública, além de destacar o CESAR, instituição que contribui para um ecossistema mais tecnológico na cidade recifense.
"Mostramos como é desafiador fazer inovação dentro de uma gestão pública, dentro de uma administração pública, demonstrando como isso é possível e como há outros setores fora da administração que também pensam no encurtamento dessa relação com o cidadão, que é para quem a gente deve prestar esse serviço", explicou Joana Florêncio.
Mulheres na tecnologia
A palestra "Mulheres In Tech: Os desafios e o caminho" aconteceu na Sede Porto Digital, onde foi possível acompanhar a angústia das mulheres em relação ao preconceiro persistente no mercado de trabalho e como são as principais vítimas em ataques cibernéticos.
A palestra foi conduzida pela presidente da Bidweb Security IT, Flávia Brito, com a participação de Cintia Araújo, Alice Magalhães e Beatriz Soares.
Infodemia, Fake News e IA Gerativa
O debate "Desvendando a Era da Informação: Infodemia, Fake News e IA Gerativa", que aconteceu no Babylon Station, foi conduzido por Leo Falcão, designer do CESAR School, e Willian Grillo, designer do CESAR, e o jornalista Emannuel Bento. A conversa desenvolveu os temas de inteligência articial, notícias falsas e também a infodemia para o atual contexto da comunicação, explorando desadios e oportunidades na Era Digital.
"Refletimos sobre como a IA generativa deve potencializar a criação de fake news no futuro, ao mesmo tempo em que a própria pode ser usada como ferramenta para nos ajudar a identificar a desinformação. Concluímos que a IA é cercada de dilemas éticos. O seu êxito dependerá muito da forma como iremos usá-la", diz Emannuel.
E-sports nas profissões
A trilha do Jornal do Commercio também acompanhou o debate que envolveu as profissões no mundo dos esportes eletrônicos. A discussão foi composta por Biel Anceles, curador de e-sports no REC'n'Play, Ramon Wanderley, CEO e co-fundador da Moonite Games, além de Túlio Feitosa, jornalista do Jornal do Commercio, e Mário Fontes, analista de comunicação na MV.
Os palestrantes dividiram suas experiências profissionais dentro do cenário de esportes eletrônicos, além da perspectiva do mercado de trabalho e as dificuldades enfrentradas pelas organizações inseridas no mundo de e-sports.
"O REC'n'Play nos deu um espaço muito importante porque, como é um cenário ainda pequeno, mas que vem crescendo, nós temos a oportunidade de espalhar a 'palavra' dos esportes eletrônicos. É importante para as pessoas que estão chegando agora saberem que o cenário aqui realmente existe, seja estudantes na universidade, no ensino médio ou para quem já é formado e não tem noção nenhuma de que existe um cenário de e-sports no Recife", explicou Túlio Feitosa.
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