REC'N'PLAY

REC'n'Play: Terceiro dia de evento tem participação de João Campos, Luciana Santos, Alexandre Amorim e Chico Saboya

Confira os principais detalhes da palestra "Inovação transformando o setor público".

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 20/10/2023 às 21:36
Notícia
X

Nesta sexta-feira (20), o REC'n'Play 2023 abordou mais um dia de palestras, debates, workshops e shows pelas ruas do Recife. Neste ano, o festival adota o conceito "Pontes Pra Conectar as Margens", destacando a significância de expandir a presença de ações e iniciativas de base tecnológica nas áreas periféricas.

A proposta é empregar a inovação como um meio para impulsionar a mudança social e criar efeitos benéficos nas vidas de grupos em situação de vulnerabilidade.

Neste terceiro dia de festival, o Jornal do Commercio participou da palestra “Inovação transformando o setor público”, que contou com a participação de João Campos, Prefeito do Recife, Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Alexandre Amorim, Presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Chico Saboya, Presidente da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

Confira, nesta matéria, os principais assuntos abordados durante a palestra do terceiro dia de REC'n'Play.

Terceiro dia de REC'n'Play 2023

Chico Saboya (Presidente da ANPROTEC) foi o mediador da conversa e deu início à programação falando sobre a importância da ciência e inovação presente no SUS. Dito isso, o mediador também destacou problemáticas recorrentes que serviram como ponto de partida para a dissertação dos convidados palestrantes.

João Campos, Prefeito de Recife, relatou a importância das políticas de segurança das inovações tecnológicas. Além disso, João Campos também afirmou a importância de a gestão saber direcionar as pessoas certas em determinados projetos.

O prefeito de Recife relembrou as iniciativas de projetos que deram certo na cidade, como o agendamento digital da vacinação contra a covid-19. “Recife foi a única capital do Brasil que investiu no agendamento digital para realizar a vacinação. O processo foi organizado para ser otimizado e fazer com que o cidadão resolvesse seu objetivo com apenas três cliques”, afirmou.

“Além disso, Recife é a cidade número um do mundo que mais envia mensagens informativas no WhatsApp da população”, completou João Campos.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, João Campos contou como as iniciativas tecnológicas inovadoras do Recife podem contribuir a nível nacional. “Nós temos feito vários projetos de inovação na cidade. Muita gente tem vindo Brasil afora para ver esses projetos. Temos apresentado a parte de GovTech para o Brasil inteiro que passa por aqui e muita gente está replicando.”

“Um exemplo é o GO Recife, que já está instalado em Minas Gerais e deve ir também ao Rio de Janeiro e São Paulo. Nós estamos sempre fazendo essas apresentações e compartilhando conhecimento com as outras cidades. Alguns parlamentares também estão implantando e defendendo nossas bandeiras a nível de política pública nacional”, finalizou o Prefeito de Recife.

AMANDA MARQUES/NE10.
Prefeito João Campos no REC'n'Play 2023. - AMANDA MARQUES/NE10.

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO BRASIL

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, iniciou sua fala afirmando que é dever do poder público investir nos projetos de inovação. Assim como foi mencionado por Chico Saboya, Luciana também abordou a necessidade de implementar a segurança cibernética reforçada.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, Luciana Santos falou sobre como alcançar medidas preventivas de segurança virtual. “Nós já conseguimos desenvolver algumas plataformas muito seguras, como o ‘.gov.br’, que são serviços oferecidos à população para que ela compreenda as diversas portas de entradas do serviço público brasileiro”, afirmou a ministra.

“A nossa intenção é garantir mais sofisticação, mais qualidade e mais eficiência. O conceito que temos é que o estado brasileiro precisa ter qualidade nos serviços ofertados, não pode ter aquele conceito de máquina burocrática e atrasada”, continuou.

“Nós queremos a eficiência, a qualidade e, cada vez mais, a capacitação e a melhoria da qualidade do serviço público. A transformação digital é decisiva para isso, quanto mais você consegue digitalizar os serviços, mais qualidade será dada aos serviços básicos essenciais para a população”, finalizou a ministra.

AMANDA MARQUES/NE10.
Ministra Luciana Santos no REC'n'Play 2023. - AMANDA MARQUES/NE10.

SERPRO NO PORTO DIGITAL DO RECIFE

Alexandre Amorim, presidente do Serpro, deu início à sua fala afirmando que o Serpro chegará ao Porto Digital do Recife em dezembro de 2023.

O Serpro, a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, tem uma trajetória de 58 anos dedicados à promoção da inovação tecnológica no âmbito do Estado brasileiro, mantendo como característica distintiva a ênfase na segurança e confiabilidade.

A empresa desempenha um papel crucial na gestão de mais de 1,3 mil sistemas que atendem às demandas da Administração Pública Federal. Além disso, disponibiliza aproximadamente 100 serviços padronizados para atender às necessidades tanto do setor público quanto do privado.

Alexandre Amorim, também afirmou que “inovação não é só tecnologia, inovação é processo”. O presidente do Serpro constatou que a melhor forma de desenvolvimento dos aplicativos é com base na necessidade dos cidadãos, posto que será uma ferramenta de uso público.

Além disso, o dirigente da Serpro reforça a importância da segurança na esfera virtual como um compromisso com os internautas que usufruem do produto criado.

Alexandre Amorim finalizou sua fala afirmando que espera encontrar a inspiração que ele espera para inovar os seus projetos no Porto Digital do Recife.

Tags

Autor