Samsung revela que brasileiros dormem quase 7 horas por dia
Entenda os hábitos de sono dos brasileiros registrados pela Samsung através dos relógios inteligentes
A Samsung recolheu dados pelos relógios da linha Galaxy Watch e revelou que os hábitos de sono dos brasileiros consiste em dormir depois da meia-noite (00h20) e acordar a partir das sete da manhã (7h22).
Essas 6 horas e 58 minutos dormidas pelos brasileiros é apenas um minuto abaixo da média global. Especialistas do sono apontam que para garantir uma boa saúde é necessário dormir entre 7 a 9 horas por dia, dependendo da pessoa.
De acordo com o Tecnoblog, o levantamento dos smartwatches está em exposição no Congresso Mundial do Sono, que está sendo realizado nesta semana no Rio de Janeiro. O encontro bienal conta com a participação de 3 mil especialistas, entre médicos e pesquisadores, com painéis de simpósios e apresentadores individuais compartilhando os últimos desenvolvimentos em relação ao assunto.
Dados recolhidos
Os dados estudados foram resultados de 715 milhões de noites de sono. Segundo a Samsung, 64 milhões de usuários ativos do aplicativo de saúde e bem-estar, Samsung Health, confirmaram a participação no estudo.
Entre junho de 2021 e maio de 2023, cerca de 195 países foram registrados na plataforma, incluindo o Brasil.
Quando o recorte do estudo foca na América Latina, um dado surpreendente é que os habitantes roncam quase de 1h todas as noites.
Esse estudo foi realizado a partir dos smartwatches da gigante sul-coreana, que são capazes de detectar a frequência cardíaca e o nível de oxigenação do sangue. Além disso, o Galaxy Watch 6, o modelo mais recente, consegue fazer leitura da temperatura da pele e avisa sobre possíveis problemas no coração.
Hábitos do sono que mudam no fim de semana
Os participantes da pesquisa apresentaram o hábito de dormir mais durante o fim de semana. Para os brasileiros, são aproveitados 46 minutos a mais de sono neste período, enquanto a média global é de 44 minutos.
Nos resultados obtidos pelo Samsung Health, a quantidade de luz do dia impacta diretamente no total de horas descansadas. Ou seja, países com a incidência solar maior tem a tendência de ter pessoas que dormem menos, segundo a empresa.